Coletivo de escritoras do Vale do São Francisco lança videobook com poemas sobre machismo
Formado por seis mulheres escritoras e independentes da região do Vale do São Francisco, o coletivo "Vozes - Mulheres: além das margens" lança seu primeiro videobook, “Vozes-Mulheres”.
A iniciativa, que tem como objetivo fomentar a participação das mulheres no cenário literário, fortalecer a produção regional e proporcionar o livre acesso às produções literárias, reúne oito poemas de autoria de Bia Camélia, Hannah S. Lima, Milena Santos, Pók Ribeiro, Ruthe Maciel e Yasmin Rabelo.
Os textos, que estão dispostos escritos e também são recitados, têm como proposta provocar reflexões sobre machismo, violência contra a mulher, imposição de padrões, maternidade, partindo da vivência diária das autoras. A coletânea audiovisual traz ainda as biografias das escritoras, fotografias, texto de apresentação e créditos.
“Para mim, em particular, enquanto poeta e pesquisadora da poética de mulheres aqui no Vale do São Francisco, poder ter nosso trabalho produzido assim de forma tão modesta, mas carregado da força e potência de nossas escritas e existências reexistentes foi extremamente motivador, sobretudo, considerando-se o silenciamento e a invisibilidade a que somos submetidas constantemente. Recebemos o resultado com um misto de surpresa e contentamento sem tamanho, justamente, porque sempre esbarramos nessa falta de visibilidade e de acesso à espaços que pudessem promover essa propagação da nossa produção e atuação”, diz Pók Ribeiro, membro-criadora do coletivo e proponente do projeto.
Confira o videobook: