Live do BN: Illy fala sobre Elis como inspiração e conta detalhes do novo álbum
Com o mais novo álbum, "Te Adorando pelo Avesso", lançado na última semana, a cantora soteropolitana Illy foi a convidada para um bate-papo intimista na live do Bahia Notícias, da tarde desta segunda-feira (27). A intérprete de "Djanira" e "Voo Longe" contou sobre como a obra de Elis Regina está presente em sua vida desde muito nova e como surgiu no novo disco como um tributo (veja aqui).
A maternidade recente, em que deu à luz o seu primeiro filho, Martim, segundo ela, foi um dos incrementos para a criação do novo projeto. "Tava nesse momento 'mamãe coragem' e não gravei esse disco sozinha. Martim [apareceu] quando eu tava lá gritando a Bahia", revela ela, que relatou a alegria do seu rebento (que é sobrinho-neto dos Veloso Caetano e Maria Bethânia) ao escutar o som de um teclado de brinquedo que integra a melodia de uma de suas músicas durante o processo de produção.
Illy é indicada pela crítica como um dos nomes da nova música baiana e atualmente mora no Rio de Janeiro. O percurso é comum para muitos dos artistas baianos. O êxodo, segundo ela talvez tenha sido importante para enxergar a Soterópolis e ser enxergada pelo público partir de uma outra perspectiva. "É meu pensamento meu mas também de outros artistas que saem de Salvador para seguir uma carreira e quanto a gente volta tem outro olhar em relação a cidade com relação a cultura e tudo mais, mas também o público da cidade passa a enxergar você com outros olhos", disse.
Mas se morar em outro estado pareça, para alguns, uma maneira de distanciamento, para Illy não. "Sou muito ligada à família. O fato de morar no Rio não deu oportunidade para a distância muito porque a gente sempre que pode vem para Salvador. Se tem uma férias a gente não vai para um lugar diferente para conhecer, não, a gente vem para Salvador", ressalta rindo.
Em isolamento social na cidade natal devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), ela reflete que vê esse momento como "um momento de reflexão para gerar", afinal, "tem dias que a gente acorda melhor e tem dias que a gente acorda pensando em tudo que pode ser para melhor". Assista: