Poeta e cronista baiano lança álbum literário musical na internet
Se poesia e literatura aproximam as pessoas, a música populariza estreita o saber. . Baseado nesta crença, o professor, poeta e cronista baiano Bruno D’Almeida, lança no próximo dia 29 o álbum “Histórias secretas da ausência”em todas as plataformas digitais de streaming. Contendo onze canções autorais que misturam poemas e crônicas aos mais variados ritmos musicais, o projeto é uma evolução natural dos saraus que Bruno realiza regularmente. “É uma proposta de álbum literário-musical que visa levar reflexões e poesia às pessoas, mas, acima de tudo, entretenimento. Me arrisco como cantor, pois não sou cantor profissional. Sou um escritor que canta e não um cantor que escreve”, diz ele que já fez mais de quarenta saraus intitulados Melopoesia.
Gravado em outubro de 2019 no Estúdio Casa de Pedra, em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, contou apenas com dois multi-instrumentistas: Dudé Casado e Ranier Oliveira. “Bruno chegou aqui no estúdio com brilho nos olhos, um calhamaço de poemas e crônicas, querendo transformar em música, com sugestões de melodias. Achei a proposta incrível e topei na hora. Marcamos de gravar na semana seguinte, e ficamos eu, Bruno e Ranier em um processo de imersão de três dias, de manhã cedo até a madrugada trancados no estúdio, só parávamos para as refeições”, explica Dudé, que é cantor, guitarrista, arranjador e produtor musical.
O músico Ranier Oliveira completou o projeto e gravou quase todos os instrumentos restantes: bateria, baixo, sanfona, piano, teclado e triângulo. Sanfoneiro reconhecido, rodou o Brasil em vários projetos musicais acompanhando Hermeto Pascoal. Ranier comenta sobre a experiência em estúdio: “Foi um grande prazer sentir o que os textos queriam dizer e criar os arranjos. As letras têm amor, protesto e bom humor. Passeamos pelo baião, maracatu, rock, reggae, blues, jazz e MPB. Tem uma música de separação que Bruno queria gravar como samba, mas eu e Dudé sugerimos um bregão estilo Odair José. Bruno topou e ainda colocou um poema incidental de Fernando Pessoa. Gostei demais do resultado”, revela.
Por causa do isolamento social para conter a pandemia do novo Coronavírus, as apresentações e shows de Histórias Secretas da Ausência em locais públicos foram cancelados. “Fui credenciado para seis projetos no novo edital do Sesc do Ceará, já tinha agenda de shows, mas agora precisamos estar em casa. Quero produzir lives no meu Instagram e acredito que vão rolar outras apresentações, videoclipes e até uma versão do álbum em songbook quando passar esta pandemia. Este é um projeto que nasceu transmídia, tem diversas interfaces artísticas”, adianta Bruno.
Histórias secretas da ausência está disponível em todas as plataformas digitais(Spotify, Apple Music, Deezer, Tidal e várias outras), além de à venda no iTunes, Google Play e Amazon. O álbum tem distribuição mundial da OneRPM. “Pra quem não quer pagar, disponibilizei integralmente as músicas em meu canal no YouTube”, avisa.
