Advogado negro e abolicionista: Luiz Gama vira história em quadrinhos
O advogado Luiz Gama será personagem principal do quadrinho “Província Negra”. De autoria de Kaleb Kanbour, o HQ terá este, que foi um dos ícones negros da resistência abolicionista no Brasil, como personagem principal. O lançamento da obra vai acontecer nesta quarta-feira (12), na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo.
A história gira em torno de uma São Paulo do século XIX, onde Gama se vê envolvido injustamente no assassinato de um escravagista. Luiz Gama desvenda o trama e escancara a estrutura racista que sustentou a escravidão.
Aspectos como a arquitetura da cidade, a música, as artes literárias e o teatro são revisitados durante a narrativa. O ativismo político dos paulistanos também é abordado.
Luiz Gama morreu aos 50 anos por conta de complicações do diabetes. Filho de Luiza Mahin, uma das líderes da Revolta dos Malês, ele foi vendido pelo próprio pai aos nove anos. Foi autodidata e na juventude frequentou a faculdade de direito do Largo de São Francisco, se tornou advogado e lutou pela alforria de escravizados nos tribunais da província.
Além de ativista político ele também foi um poeta romântico e satírico.