Praia do Forte: Mostra 'Sal, suor & labor' exibe fotos de cultura da pesca artesanal
Situada na Praia do Forte, no Litoral Norte da Bahia, a Creche-Escola Finn Larsen recebe a exposição “Sal, suor & labor”, deste sábado (25) até o dia 22 de fevereiro. Com entrada gratuita, a mostra reúne 20 fotografias do artista baiano Eduardo Moody, e tem como proposta fazer uma homenagem aos pescadores da pesca artesanal.
Sob curadoria de Andréa Beraldo, a exposição coloca em cena a cultura imaterial da pesca, liderada quase que exclusivamente por homens negros, que aprenderam com seus pais e avós dados sobre ventos, marés, espécies de peixes, artesanato de redes e cantorias.
“Como tenho uma proximidade muito grande com o mar, que é dada através do surfe, sempre fico atento à beleza que envolve o trabalho da pesca artesanal. As fotografias selecionadas valorizam esse patrimônio imaterial que agora, infelizmente – e mais do que nunca –, encontra-se terrivelmente ameaçado pela tragédia com o petróleo que estamos vivendo nas praias do nordeste brasileiro”, diz Moody, que é formado em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e há mais de 20 anos dedica seu trabalho à fotografia.
SERVIÇO
O QUÊ: Exposição “Sal, suor & labor”
QUANDO: De 25 de janeiro a 22 de fevereiro, de terça a domingo, das 9h às 17h
ONDE: Creche-Escola Finn Larsen – Praia do Forte – Mata de São João (BA)
VALOR: Entrada gratuita