Com texto de Dias Gomes, espetáculo ‘Santo Inquérito’ estreia no Teatro Martim Gonçalves
Com texto escrito pelo dramaturgo Dias Gomes, o espetáculo “Santo Inquérito” ganha uma remontagem do grupo Os Disponíveis de Teatro. A estreia da montagem acontece no dia 5 de fevereiro, às 20h, no Teatro Martim Gonçalves, com entrada gratuita.
O enredo gira em torno da personagem Branca Dias que, ao salvar um padre de afogamento através de respiração boca-a-boca, é inquerida sobre seus posicionamentos e visões de vida. O sacerdote então descobre que ela mantinha práticas que desafiavam os padrões da época, como o fato de não ir à igreja e saber ler, mesmo sendo mulher. Inconformado, ele acaba a denunciando ao Santo Inquérito.
A partir de então, a vida da jovem muda completamente, pois ela e seus familiares acabam sendo vigiados, perseguidos e coagidos pela Igreja. Branca sofre todas as punições possíveis pelo simples fato de ser de ser livre e viver de acordo com seus princípios.
“O Santo Inquérito é uma obra em que todos os seus personagens fracassam em suas ambições. Desta maneira, evidencia-se que o sistema de poder e coerção, no qual está inserida a trama, não funciona e que causa apenas danos. A partir disso, podemos fazer diversos paralelos a outros momentos da história, inclusive com a contemporaneidade”, explica o diretor Otávio Correia, para quem, apesar da obra ter sido escrita na década de 1960, enquadra-se perfeitamente à atualidade.
SERVIÇO
O QUÊ: “Santo Inquérito”
QUANDO: 5 a 10 de fevereiro. Terça-feira a sábado, às 20 e domingo, às 19h
ONDE: Teatro Martim Gonçalves – Canela – Salvador (BA)
VALOR: Entrada gratuita