Mercado editorial brasileiro caiu 5,2% em 2016; obras didáticas obtiveram crescimento
Em 2016, o mercado editorial brasileiro teve uma queda de 5,2% em relação ao ano anterior, considerando a inflação. O setor produziu 427,2 milhões de exemplares, vendeu 385,1 milhões e faturou R$ 5,27 bilhões. Os resultados fazem parte da última edição da pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e divulgado nesta quarta-feira (17), pela Câmara Brasileira do Livro. Em dois anos, a redução chegou aos 17%. As editoras acreditam que os índices são reflexos da crise econômica no país. Analisando as tiragens por subsetores diferenças são observadas. Livros científicos, técnicos e profissionais (CTP) e obras gerais foram os que mais encolheram. Os CTPs reduziram em 10,5% e em 15,85% o lucro, as obras gerais diminuíram em 4,8% o faturamento e os livros religioso que haviam se mantido estáveis em 2015 sofreram redução nominal de 4,6% no ano passado. Na contramão da crise do setor, aparecem as obras didáticas, que ascenderam 3,7% no mercado, faturando R$ 1,4 bilhões. O total de exemplares produzidos caiu em 4,4% em 2016.