Vencedor do júri popular da Mostra de SP abre mostra competitiva nacional do Panorama
Camilo Cavalcanti cria um sertão feminino que sonha. De desejos interditos e que provocam sofrimentos. São três histórias, três mulheres de diferentes gerações. Das Dores é a avó (Zezita Matos), que quer bem ao neto que mora longe. Tão longe que já se tornou outra pessoa. Querência (Marcela Cartaxo), meia idade, pensa que não deseja mais nada de tão amargurada, mas daí vem o sanfoneiro cego (Leonardo França) lembrar que ela está viva e ainda pode pretender o mundo, algo ambicionado por Alfonsina (Débora Ingrid), a adolescente. Querer demais da conta pode ser um crime, dependendo de quem vê. Assim bem entende o fazendeiro Nataniel (Cláudio Jaborandy), o pai, que não suporta a admiração que seu irmão Joãosinho (Irandhir Santos), artista e epilético, provoca em sua filha.
Uma história de mocinhos e um vilão.
História que acontece em « lugar nenhum », que é o sertão, feita para ser vista e escutada no cinema. Nada performático como o curta de mesmo nome que o próprio Camilo fez em 2003. Mas, uma história linear bem contada, com momentos de cartarse e epifania, lindamente registrados em scope. Um filme com atores inspirados e que fala ao coração. Prestem atenção nas atuações de Débora Ingrid e Leonardo França, que dão vida a dois personagens que poderiam facilmente cair na tosca caricatura e que são vitais à trama.
Camilo Cavalcanti teve que pular muitas armadilhas para construir sua fábula. E "A História da Eternidade" é o seu primeiro longa!
-------
O filme acaba de ser anunciado como vencedor da 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, na categoria Melhor Ficção pelo júri popular.
Veja o trailer:
Veja o trailer:
-----------
Exibição Hoje (quarta, 30), 19h30 - Competitiva Nacional I - Panorama Internacional Coisa de Cinema (Espaço Itaú Glauber Rocha).
O Clube, de Allan Ribeiro
O Rei, de Larissa Figueiredo
A História da Eternidade, de Camilo Cavalcanti
A Competitiva Nacional I será reexibida amanhã (quinta, 31/10), às 13h30.
Em Cachoeira, o longa será exibido amanhã (quinta, 31/10), às 10h, com o curta “O Clube”. Sempre no auditório do CAHL/UFRB, com entrada gratuita.