Fundação Casa de Jorge Amado promove 'Merendas de Dona Flor' no Largo do Pelourinho
Ao pintar a cor local em seus livros, Jorge Amado não deixou de fora as delícias gastronômicas da Bahia. Nas tramas, não falta menção aos doces, pratos típicos e sabores do estado. Com o intuito de atrair novos leitores para a obra do escritor baiano mais lido no mundo, a Fundação Casa de Jorge Amado promove, a partir deste sábado (27), a primeira edição do "Merendas de Dona Flor", que acontecerá sempre aos últimos sábados do mês, às 16h, no Largo do Pelourinho - onde está situada a Fundação - até o mês de novembro. Em junho, no entanto, não ocorrerá o evento devido aos festejos típicos do mês.
Nas diversas barracas montadas à frente da Fundação, o público vai poder conhecer as comidas típicas apresentadas por Jorge Amado em seus livros. No local será montado ainda um palco onde acontecem diversas manifestações artísticas.
Na inauguração do evento, haverá também o lançamento do livro "Além do Amor", do poeta, compositor, ator e produtor Manuca Almeida. Com mais de 30 anos de carreira, ele já lançou vários livros e produziu vários CDs.
Como compositor, é dono de sucessos como “Esperando na janela” (vencedora do Grammy Latino de Melhor Música Brasileira de 2001) – em que compôs em parceria com Targino Gondim e Raimundo do Arcodeon – e “Pop-Zen”, regravada por artistas como Ivete Sangalo e Arnaldo Antunes. Além disso, ele tem composições gravadas por artistas como Gilberto Gil, Dominguinhos, Vânia Abreu, Margareth Menezes e Marina Elali.