Aos 76 anos, morre fundador de Festival de Montreux
Claude Nobs, fundador e diretor do Festival de Jazz de Montreux, morreu na noite desta quinta-feira (10) em um hospital na Suíça, aos 76 anos. Segundo a imprensa local, Nobs estava em coma desde as festas de final de ano, após um acidente de esqui em Caux, próximo a Montreux.
Fundador em 1967 do Festival de Montreux, que rapidamente se converteu em um dos mais importantes eventos de música do mundo, Nobs sempre prezou pela mistura de estilos e gêneros musicais. Eclético, Nobs chamou Miles Davis, James Brown, Quincy Jones, Ray Charles, Eric Clapton, Prince, David Bowie, Bob Dylan, B.B. King, Nina Simone para Montreux. Brasileiros como Gilberto Gil, Elis Regina, Pepeu Gomes, Tom Zé, Baby Consuelo, Hermeto Pascoal, Paralamas do Sucesso, Titãs, Alceu Valença, Elba Ramalho, Rita Lee, Marisa Monte, Milton Nascimento e até o grupo de axé É o Tchan já fizeram apresentações em edições passadas a convite do diretor.
A organização do festival, que já anunciou que o diretor-geral Mathieu Jaton assumirá todas as funções de Nobs, assegurou que seguirá produzindo o evento com o espírito eclético de sempre.