Em sua primeira edição, evento Pedala com a Gente conta com cerca de mil ciclistas
O primeiro Pedala com a Gente, passeio ciclístico ocorrido em Salvador, aconteceu no último domingo (10) e reuniu cerca de mil ciclistas de diversas idades, todos juntos para abrir o início das comemorações ao Dia Internacional do Ciclista (19 de abril).
Os ciclistas participantes percorreram aproximadamente 13km. Muitos foram sozinhos, outros em família e alguns chegaram a pedalar em dupla, em uma única bike, como foi o caso de Everaldo Neris, de 44 anos e deficiente visual há 27 anos. Toda vez que quer pedalar, ele é guiado pelo amigo Neto Montante numa bike adaptada com dois assentos e dois pedais.
"A sensação de pedalar é muito legal. Até os 17 anos, quando perdi a visão, eu pedalava constantemente. Desde lá, não tinha voluntário. Agora, estou acompanhado por Neto. Toda vez que pedalo é sempre a mesma emoção, é muito bom", destaca Neris.
No evento, que foi promovido pela Prefeitura de Salvador em junção com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), esteve presente o superintendente Marcus Passos, que reforçou a importância de estimular práticas sustentáveis de transporte e estimular o respeito no trânsito.
"Temos percebido o aumento do número de ciclistas na cidade. A Prefeitura, por meio da Transalvador, investe na expansão da rede cicloviária. Queremos mostrar com este passeio que o trânsito tem espaço para todos. Com respeito e responsabilidade poderemos construir um trânsito ainda mais seguro", afirmou.
Além de muita diversão, os participantes tiveram a oportunidade de participar de um sorteio com cerca de 30 brindes e ganhar uma plaquinha especial, feita com material refletivo, para apregoar nas bikes. Ainda aconteceu um sorteio de cerca de 30 b
O evento contou ainda com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB), da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária e da Polícia Militar (PM-BA).
Projetos
Salvador conta atualmente com cerca de 310 km de rede cicloviária, mas isso não é tudo. A Transalvador tem adotado conceitos de engenharia de tráfego que favorecem a humanização no trânsito, enquanto a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) está na coordenação do Plano para Ciclovias. A iniciativa deverá trazer para a capital baiana a melhoria da infraestrutura urbana para circulação, implantação de bicicletários e bicicletas compartilhadas, além de ações de educação para os cidadãos.
"Este plano está sendo desenvolvido por uma empresa contratada, com financiamento do Banco Mundial, e tem uma proposta de ter um olhar focado na questão cicloviária. Este projeto deve estar finalizado nos próximos 90 dias, quando apresentaremos os detalhes à população", explicou o titular da Semob, Fabrizzio Müller.
As melhorias no sistema cicloviário vão trazer benefícios para a atual e futuras gerações. Arinaldo Freire, comerciante e ciclista há mais de cinco anos, levou a esposa e os dois filhos, João Pedro, 5 anos, e Davi, 4 anos. "Este é um meio de atividade física e proporciona uma qualidade de vida melhor. Desde pequeno, cada um deles (os filhos) têm suas bicicletas e pedalam conosco", afirmou o pai.
Esse avanço na promoção de ações voltadas a garantir a segurança viária dos ciclistas é um ponto de destaque feito por Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), parceira da Transalvador no 1º Pedala com a Gente. "Movimentos como este só fazem aumentar em Salvador o interesse pela bicicleta e tem um efeito colateral muito positivo, porque toda cidade que avança no uso da bike é uma cidade melhor para todo mundo", destacou.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.