Guiado pelas obras de Jorge Amado, Casa de Tereza recebe jornada “Sabores que Conectam”
O Restaurante Casa de Tereza, no Rio Vermelho, sediou nesta quarta-feira (3) a terceira jornada do Sabores que Conectam. Inspirados nos sabores de Jorge Amado, o evento teve como objetivo demonstrar a força cultural e gastronômica do Nordeste a partir de ingredientes com Indicação Geográfica (IG).
A iniciativa, realizada pela União Europeia com apoio do Sebrae, da Embaixada de Portugal e da Fundação Casa de Jorge Amado, reuniu chefs, especialistas e convidados para celebrar a integração entre Brasil e União Europeia por meio da culinária.
Uma das protagonistas do encontro, a chef Tereza Paim conduziu a experiência gastronômica no restaurante que leva seu nome, destacando a importância das IGs na valorização territorial e na preservação de tradições culinárias. O chef Gonçalo Ramirez, do Boteco Português, dividiu com Tereza a criação do menu especial servido no almoço.
A inspiração nasceu dos sabores e saberes presentes nas obras de Jorge Amado — do cacau que dá origem ao chocolate do Sul da Bahia às diversas variedades de manga, como a manga-rosa, a manga-espada e as frutas do Vale do Submédio São Francisco.
..jpg)
A partir desse universo, Tereza criou os pratos que fizeram parte do menu do almoço: Abará de vatapá com camarão defumado, acompanhado de redução de cachaça da Microrregião de Abaíra e finalizado com azeite de Moura; Telhinha de beijú crocante com Queijo Serpa DOP, mel Manguezais de Alagoas e pérola de balsâmico; Bobó de camarão Costa Negra com arroz de coco; e Sopa fria de manga do Vale do Submédio São Francisco servida com torta de chocolate do Sul da Bahia.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.
