Jau e Olodum lideram festejos da Lavagem de Madeleine em Paris
O cantor Jau e o Olodum comandaram a edição de 2025 da Lavagem de Madeleine, em Paris. O evento, que aconteceu até este domingo (14), reuniu milhares de pessoas e se consolidou como um dos maiores encontros culturais da diáspora brasileira no mundo.
A programação do último dia contou com o cortejo que partiu da Praça da República em direção à Igreja de Madeleine. No local, as escadarias foram lavadas em uma cerimônia conduzida pelo babalorixá Pai Pote, do terreiro Ilê Axé Ojú Onirê, de Santo Amaro da Purificação. Depois da celebração religiosa, o público acompanhou shows, DJs e apresentações de dança.
Além de Jau, se apresentaram nomes como Armandinho Macêdo, Ana Mametto e a Banda Querô, formada por jovens do Instituto Arte no Dique, de Santos. A homenagem deste ano foi dedicada à cantora Preta Gil e à jornalista Wanda Chase, personalidades brasileiras ligadas à festa desde sua criação.
A Lavagem de Madeleine foi idealizada em 2002 pelo multiartista Roberto Chaves, conhecido como Robertinho, e é inspirada na Lavagem do Bonfim de Salvador. Nomes como Caetano Veloso, Margareth Menezes e Daniela Mercury já integraram a programação em anos anteriores.
Segundo a Agência Brasil, a expectativa é que o público ultrapasse os mais de 60 mil participantes registrados em 2024. O evento integra a programação oficial da prefeitura de Paris, a Rota dos Escravizados da Unesco e também as comemorações do Ano Cultural Brasil-França 2025, instituído pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.