Instituto de Cegos da Bahia e Palacete Tira-Chapéu realizam "Jantar Sensorial" em prol da inclusão
Com o objetivo de estimular os sentidos dos convidados, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) e o Palacete Tira-Chapéu promoveram, na última segunda-feira (31), o "Jantar Sensorial". O evento, voltado para a inclusão, ocorreu no Centro Histórico de Salvador.
Durante a ocasião, o público teve a oportunidade de vivenciar uma experiência única, além da visão, explorando outros sentidos. A proposta visou celebrar o paladar, o olfato e o tato. Os pratos, meticulosamente elaborados, exploraram texturas, aromas e sabores de maneira única.
A noite também contou com a participação de pacientes assistidos pelo Instituto de Cegos da Bahia, que ressaltaram a importância do trabalho realizado pela instituição no desenvolvimento da autonomia, independência e inclusão.
"Este jantar foi um convite à empatia e à ação. Ao simular, por algumas horas, a realidade daqueles que não enxergam, esperamos sensibilizar a sociedade para a necessidade de apoiar nossa causa. Cada gesto de solidariedade se traduz em oportunidades concretas de inclusão e progresso para as pessoas cegas ou com baixa visão. Ao abrirmos nossos corações e mentes para realidades diferentes, podemos construir uma sociedade mais justa e empática", compartilhou a presidente do ICB, Heliana Diniz.
Um dos sócios-diretores do Palacete Tira-Chapéu, Paulo Marques, enfatizou a relevância do evento. "No Palacete Tira-Chapéu, acreditamos que história, cultura e arte vão além do paladar: são memória, descoberta e conexão. O jantar às cegas é um convite à empatia, um momento para enxergarmos o mundo de uma nova perspectiva. É uma honra para o Palacete Tira-Chapéu, no mês em que o Instituto completa 92 anos, promover essa experiência gastronômica em reconhecimento à inclusão e acessibilidade", afirmou.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.