Museu de Arte da Bahia estreia exposição sobre a relação de Carybé com o povo da Bahia
O Museu de Arte da Bahia (MAB) abre nesta quinta-feira (19), no Corredor da Vitória, em Salvador, a exposição “Carybé e o povo da Bahia”, que explora o olhar único do artista argentino sobre a cultura e o cotidiano da Bahia. A mostra reúne desenhos, pinturas, gravuras e esculturas que mostram a relação de Carybé com a identidade baiana, a "baianidade", e suas manifestações culturais, sociais e religiosas.
Foto: Acervo do Museu de Arte da Bahia
Destacando-se por seu traço ágil e dinâmico, Carybé integrou a primeira geração moderna da arte baiana, criando murais e ilustrações que marcaram a cena cultural do estado. A exposição exibe 227 desenhos originais em nanquim sobre papel, produzidos para ilustrar a Coleção Recôncavo, publicada em 1951. Encomendadas pelo educador Anísio Teixeira, essas obras retratam cenas do cotidiano e as diversas facetas da vida em Salvador, refletindo tanto a beleza quanto as tensões sociais e raciais da época.
A curadoria da exposição, formada por professores da Uneb e Ufba, propõe uma nova leitura das obras de Carybé, desconstruindo a visão elitista que anteriormente ignorava a contribuição de indígenas, escravizados e trabalhadores. Com isso, a exposição amplia os discursos e traz à tona reflexões sobre as origens e significados dessas peças, convidando o público a um mergulho na história e cultura baiana.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.