Turismo no Centro Histórico de Salvador: Descubra museus para visitar no Pelourinho
Quando se fala em turismo em Salvador, é inevitável não lembrar o Pelourinho, uma jóia no coração do Centro Histórico. O lugar, rico em cultura e história, já foi palco para grandes momentos, inclusive para a icônica visita do eterno rei do pop, Michael Jackson, em 1996. Além de sua atmosfera vibrante e com uma energia que só a Bahia tem, o Pelourinho abriga uma série de museus que retratam a herança cultural da cidade.
Em celebração ao Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio, o BN Hall separou uma lista com os principais equipamentos culturais do local. Conheça:
MUSEU CASA DO BENIN (@casadobenin)
Localizada no Pelourinho, a Casa do Benin fica no coração do Centro Histórico. Mantido pela Fundação Gregório de Mattos, o espaço conta com um acervo com cerca de 150 peças vindas do Golfo do Benin. O equipamento cultural fica na Rua Padre Agostinho Gomes, 17, e funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e nos sábados, das 9h às 16h, de forma gratuita.
MUSEU DA GASTRONOMIA BAIANA (@senacbahia)
Iniciativa do Senac-Bahia, o equipamento cultural é um conjunto de espaços que integra o Largo do Pelourinho, onde se localizam os prédios que formam o Museu. O local abriga uma exposição de longa duração, uma exposição temporária e uma vitrine-homenagem, no espaço ainda funcionam um restaurante-museu/escola, o bar-museu Bahia Bar, a loja-museu Doces & Livros e a Galeria Nelson Daiha, espaço dedicado à art-food. O acesso às obras é gratuito, e quem quiser se deliciar com a gastronomia baiana paga R$ 84,90 (segunda e terça-feira) e R$ 94,90 (quarta-feira a domingo). O agendamento pode ser feito pelo site www.ba.senac.br/museu.
MUSEU UDO KNOFF DE AZULEJARIA E CERÂMICA (@museuudoknoff)
O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica fica na Rua Frei Vicente, 3, no Pelourinho. O acervo desse espaço é resultado da coleção particular do ceramista Udo Knoff, que era natural da Alemanha, mas foi radicado em Salvador. O museu conta com azulejos dos séculos XVII ao XX, das mais diversas origens, sendo a maioria fragmentos recolhidos pelo IPAC de casarões abandonados no estado baiano. O equipamento cultural funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 18h, aberto ao público.
CENTRO CULTURAL SOLAR FERRÃO (@centroculturalsolarferrao)
O Centro Cultural Solar do Ferrão, que já abrigou o Museu Abelardo Rodrigues, continua seu legado de história com exposições temporárias espalhadas pelo espaço. Localizado na Rua Gregório de Mattos, o equipamento é gerido pelo IPAC. O local funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 18h, com entrada gratuita.
FUNDAÇÃO CASA DE JORGE AMADO (@casadejorgeamado)
Inaugurada em 7 de março de 1987, a Fundação Casa de Jorge Amado fica localizada no Largo do Pelourinho. O famoso casarão azul, que faz parte do cenário de diversas fotos, foi idealizado e instituído com o objetivo de preservar e estudar os acervos bibliográficos e artísticos do escritor que dá nome ao equipamento cultural, assim como incentivar os estudos e pesquisas acima de toda literatura feita na Bahia. No momento, o atendimento ao público está suspenso, pois estão sendo feitas mudanças no espaço expositor. Em breve, será divulgada a data de reabertura através das redes sociais do museu.
MUSEU EUGÊNIO TEIXEIRA LEAL (@museueugenio)
Situado na Rua do Açouguinho, nº 1, o Museu Eugênio Teixeira Leal, conhecido popularmente como Museu da Moeda, é o local ideal para se conhecer a história do dinheiro. Inaugurado em 1984, o espaço pode ser visitado gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
MUSEU AFRO-BRASILEIRO DA UFBA (@mafroufba)
Em greve juntamente com os servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs), o Museu Afro-Brasileiro da UFBA funciona no andar térreo do prédio histórico da Faculdade de Medicina, no Largo Terreiro de Jesus. Nos dias de funcionamento, o espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. As informações sobre o retorno da visitação podem ser consultadas no perfil oficial do Instagram do equipamento.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.