Após sucesso na coleta de 4 toneladas de resíduos no FV24, Coca-Cola fará ação no Expresso 2222
A 25ª edição do Festival de Verão, que aconteceu nos dias 27 e 28 de janeiro, se destacou não apenas pelas atrações, mas pelo êxito na correta destinação de cerca de 4 toneladas de resíduos para reciclagem. O resultado positivo foi graças a uma parceria entre a Coca-Cola Brasil e a Solar Coca-Cola, por meio do programa Recicla Solar. No evento, os colaboradores foram responsáveis por levar a Tenda sustentável e incentivar a conscientização dos consumidores.
Além de fortalecer a conexão e conscientização dos consumidores, a Tenda Sustentável trouxe protagonismo para os trabalhadores de reciclagem e minimizou os impactos ambientais. Segundo Karielle Haffner, Diretora de ESG, a ação foi importante para ampliar o conhecimento sobre economia circular e contribuir com a inclusão produtiva de catadores por meio da geração de renda. Após o sucesso da ação no FV24, o Solar Coca-Cola fará mais uma iniciativa durante o Carnaval de Salvador, no Expresso 2222, também através de seu projeto Recicla Solar, que tem impulsionado a cadeia da reciclagem em oito estados brasileiros.
Em colaboração com a Cooperativa de Reciclagem União Nazaré, estima-se que aproximadamente 2 toneladas de resíduos serão reintegradas à cadeia produtiva, um número um pouco maior do que no ano passado, que registrou 1,8 toneladas. Durante o evento, a Cooperativa terá uma área designada no Camarote para realizar a triagem dos materiais, separando os recicláveis para serem corretamente encaminhados de volta à indústria.
A aquisição dos resíduos pelo projeto Recicla Solar vai gerar renda às famílias dos cooperados e promoverá o desenvolvimento da cadeia de reciclagem no Estado. A prática sustentável do Expresso começa desde a distribuição das camisas, que serão embaladas em ecobags ao invés de sacolas plásticas. Responsável pelo espaço, a família Gil já tem um histórico com questões socioambientais, exemplificado pela carreira de Bela Gil, centrada nesses princípios alimentares, e pelo envolvimento de Gilberto Gil na presidência da Onda Azul.
“Esse é um trabalho que vem sendo feito de maneira continuada e vai ser realizado também este ano. A nossa ação contempla os aspectos ambientais e sociais”, ressaltou Gabriel Rangel, responsável pelas iniciativas de ESG do Camarote.
O Expresso 2222 ainda trabalhará com campanhas durante a festa para reduzir o descarte de resíduos e estimular a economia de água, implantando um olhar cíclico e abrangente de sustentabilidade.
“A Solar vem construindo um caminho sólido de iniciativas de responsabilidade social na Bahia e acreditamos que unir a energia positiva desse evento com o propósito de conscientizar sobre o consumo e descarte correto dos resíduos gerados é uma oportunidade de potencializar a mensagem da economia circular e da geração de renda [...].”, afirmou Fernanda Raizama, diretora regional da Solar Coca-Cola.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.