Artista visual Raiana Britto celebra a cultura e a fé da Bahia em suas obras
A Bahia é conhecida mundialmente por suas festas populares vibrantes, suas tradições culturais ricas e sua espiritualidade única. Neste cenário, a designer e artista visual baiana Raiana Britto busca apresentar a essência e a beleza destas celebrações por meio do seu trabalho. Natural de Salvador e criada em Feira de Santana, iniciou sua carreira profissional em 2017 e começou a ganhar notoriedade quando ingressou no mundo digital em 2020.
Em entrevista ao BN Hall, Raiana contou que o foco do seu trabalho está nas ilustrações e colagens, mas ela também desempenha serviços de criação de peças gráficas, incluindo logotipos, cards, capas de música e livros, entre outros. Além disso, a artista se destaca como designer de estampas, incorporando em suas criações elementos que representam também o protagonismo negro.
Recentemente, Raiana produziu peças para a nova campanha da TV Aratu, afiliada do SBT na Bahia. Intitulada “Festas Populares”, a ação busca promover a cultura do estado e se aproximar do público local. Em sua programação, a emissora fará a cobertura dos principais festejos que movimentam as cidades: Santa Bárbara, Conceição da Praia, Bom Jesus dos Navegantes, Lavagem do Bonfim e Festa de Iemanjá.
De acordo com o gerente de conteúdo do Grupo Aratu, Glauber Mateus, as festas populares são manifestações que mostram a diversidade e o respeito que caracterizam o povo baiano. “A Aratu cobre – e participa – mostrando para todo o Brasil a importância dessas celebrações. São também um grande exemplo do quanto a Bahia é rica culturalmente. Então por que não utilizar a arte para construir a identidade de nossa campanha? Escolhemos Raiana Brito pela força do trabalho dela, focando a emoção e devoção das pessoas nas celebrações”, afirmou Mateus ao BN.
Raiana explica que a proposta era fazer artes que remetessem às festas populares, mas que não envolvessem as figuras religiosas, então ela decidiu focar mais nos rituais, nas pessoas, na fé que as motiva nesses dias especiais.
“Uma mãe de santo benzendo uma pessoa, uma mulher com sua oferenda na mão, outra mulher trajada de baiana com uma mesa de acarajé nos braços, que é uma comida característica sagrada de Santa Bárbara/Iansã... minuciosamente destaquei a multidão, os cenários onde geralmente são realizadas essas celebrações, como as igrejas, o Rio Vermelho... detalhes como as fitas do Bonfim e também abusei de tons fortes que condizem com a força de cada santo/orixá celebrado. As artes foram feitas digitalmente em cerca de uma semana. Somei meu conhecimento com várias referências e pesquisas feitas sobre os aspectos de cada festividade para poder representá-las e compreendê-las corretamente”, completou a artista.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.