Através do fogo: Mürver, o restaurante do Guia Michelin em Istambul
Quando planejei a visita ao Mürver Restaurant em Istanbul, eu já sabia que podia esperar uma experiência inesquecível. O restaurante, que faz parte do Guia Michelin 2023 e está localizado no rooftop do Novotel Istanbul Bosphorus, promete – e entrega - uma variedade de iguarias únicas e uma carta de vinhos diferenciada.
Mas, mais do que isso, o Mürver seduz os clientes com um fogo de lenha sempre aceso, uma atmosfera criativa, relaxante e moderna, com seus pratos exclusivos e, é claro, com uma magnífica vista do Bosphorus.
.jpg)
O restaurante tem uma seleção de pratos feitos utilizando diferentes técnicas de cozimento, mas todas elas diretamente relacionadas ao uso do fogo, seja em forno de lenha, grelha a lenha, pendurados numa parede com fogo aberto ou defumados. É difícil escolher entre frutos do mar, carnes e pepperoni sustentáveis, as opções de refeições e entradas vegetarianas ou os pratos assinados feitos com ingredientes sazonais.
Além disso, o Chef principal do Mürver desde 2021, Mevlüt Özkaya impressionou os espectadores do Guia MICHELIN com seu estilo culinário único e rigoroso e conquistou o título de "Jovem Chef MICHELIN " no primeiro ano Do guia na Turquia em 2022&2023.
Mas vamos ao que interessa! Como eu queria experimentar de tudo, escolhi o menu degustação, que teve como entrada o “Dried Cacik”, uma versão defumada do famoso iogurte turco e “Roasted Zucchinis”, que são abobrinhas fatiadas bem fininhas com molho de queijo de cabra e ervas frescas e sementes de abóbora por cima. Experimentei ainda o “Gambilya Fava”, um creme super macio feito com favas e acompanhado de azeitonas picantes, cebolas crocantes e outras delícias e o “Çitir Pide”, uma iguaria local com queijo tulum e “kokoreç”, a polêmica e amada iguaria feita com a mistura do intestino e outras vísceras de cordeiro. Confesso que fiquei em dúvida se provaria ou não, mas valeu a pena experimentar porque é uma delícia!

Como pratos principais provei o “Trakya Kivircik”, um cordeiro cozido lentamente no forno e servido com iogurte salgado, compota picante e Antalya freekeh – tudo isso com uma capinha crocante dos deuses! – e o “Grilled Sea Bass”, um peixe suculnto servido com lentilhas e grãos crocantes e envolto em um magnífico molho de manteiga fresca.

De sobremesa, para manter o nível do menu, fomos de “Burnt Pistachio”, uma espécie de pudim de pistache sensacional e sorvete de frutas vermelhas e uma opção do menu de verão deles: um chocolate gelado super “chocolatudo”, com uma calda de nozes, amoras, morangos e blueberry.

O mais legal do Mürver é que eles utilizam muitos ingredientes fornecidos por produtores locais, e isso também se estende à carta de vinhos. Com uma rica seleção de mais de 400 rótulos locais e importados, o diretor de vinhos e gerente Gürkan Özkan reuniu pessoalmente mais de 50 opções de produtores locais. É claro que eu queria experimentar algo local, então fui de um blend das uvas Öküzgözü e Bogazkere.
Para finalizar, o Mürver Restaurant também possui um relaxante e espaçoso bar de coquetéis feitos com ingredientes frescos e receitas criativas, onde os hóspedes podem desfrutar dos encantos de Istambul. Com DJ ao vivo à noite, é uma opção relaxante e divertida para os que visitam a cidade a lazer ou trabalho ou para os que moram nela.
O Mürver abre para almoço e jantar, e você pode acompanhar tudo pelo instagram @murverkarakoy ou pelo site www.murverrestaurant.com .
