Quais são os benefícios da literatura para você?
Muito se fala sobre os benefícios da leitura, mas atravessei um portal e me deparei com outras perspectivas: descobri que, antes, temos os benefícios da escrita. Nesse âmbito, entre a comunicação e a expressão, temos a escrita técnica, criativa, curativa. E tem algo mais. É recorrente a tentativa de explicar e as palavras são articuladas em diferentes ordens e pontuações. Como explicar o que se sente? Como dizer o que pulsa? Por que dizer? Manoel de Barros alivia; ufa, é possível!
Então, fiz tudo o que senti. Deixei para explicar depois. Como? Aprendi no caminho, entre uma viagem e outra, nas prosas poéticas. Por quê? Descobri caminhando, o bem é poderoso. E escrever faz bem.
Justamente foi nesse caminho que encontrei pessoas dizendo o que sentem, esses encontros são contagiantes, não como uma pandemia, porque as coisas boas se espalham lentamente, quase que na surdina, por debaixo das más notícias.
Mesmo assim, o bem segue, conecta um aqui, outro ali, quando percebemos, estamos poetizando num sarau. Uma rodinha se forma e colocamos o escritor no palco. Tímido, sem saber como a caneta se transformou num microfone, vai teorizar a escrita, o texto, o motivo. Para quem publica, não adianta, o que importa é ser lido. É aí que entra o leitor e os benefícios da leitura, ele bebe do bem que escrever faz.
Assisti a olhos reagindo a esses momentos, percebi músculos com rebuliços involuntários. A emoção de, ao se ver no outro, lembrar que é humano. Nesse lugar compreendemos e somos compreendidos. Até sorrimos desse alívio.
Assim, nasceu A história por trás da história. O bem parte de quem escreveu a história que você leu. Quem te deixou mais informado, criativo, esperto, sensível, divertido... foi alguém. Um alguém que escreveu aquela história com elementos do que viveu.
Em nossa história a diferença é que, além de escrever, fizemos chegar até você. Isso é um feito notável já que há cinco anos era improvável você me ler. Muitos dizem que o fato de ser administradora ajuda a compreender o percurso entre a impossibilidade e a nova realidade. Agora que você me lê, você vai ler outros 36. Depois que ler os 36, vai ler uma centena.
Essa notícia vai ficar em cima: há centenas de autores baianos fazendo história. Cada um deles tem uma história que os fizeram escrever e publicar; quando você os conhecer, vai se sentir energizado por essa potência baseada na vida real de pessoas com uma força interior tão intensa que foram capazes de se reconhecer artistas da “super-ação”.
*Katiana Rigaud é administradora, escritora e idealizadora da Raiz Livraria
*Os artigos reproduzidos neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do Bahia Notícias
