Carreiras FTC: Odontologia e seus desafios
A Odontologia vem passando, nesta última década, por muitas mudanças. O avanço tecnológico especializado tem influenciado tanto na área técnica, quanto nos tratamentos odontológicos. Impressoras 3D, scanner intra-oral, máquinas fresadoras estão entre as contribuições da Era Digital. Tal fator proporcionou o surgimento, também, de “novos” profissionais como, por exemplo, o cadista que utiliza software para desenhar próteses dentárias que serão confeccionadas em impressoras 3D.
Gestão de consultórios e clínicas odontológicas vêm ganhando espaço e atraindo palpitantes discussões acadêmicas, sendo temas de cursos de especialização em faculdades de Odontologia e despertando interesse na área de business. Marketing, Contabilidade, Gestão de Pessoas, Excelência do Atendimento e Administração têm sido incorporados na realidade de clínicas e consultórios, abrindo mercado para profissionais especializados nestas áreas. Além disso, as franquias odontológicas vêm ocupando uma posição de relevância neste cenário, demonstrando que a profissionalização dos consultórios e clínicas é uma realidade.
Novas especialidades estão surgindo, adaptando-se aos apelos da sociedade e à evolução de conceitos, como a Harmonização Orofacial – técnica que consiste em proporcionar ao paciente um sorriso que combine com o seu rosto – e que tem se destacado, deixando evidente que o cirurgião-dentista tem capacitação e habilitação para promover saúde, função e estética nessa especialidade multiprofissional.
Além disso, importante destacar o protagonismo das Redes Sociais, ferramenta de comunicação que, se bem utilizada, pode difundir, de forma maciça, a diversidade de tratamentos e tornar mais fácil o acesso a conteúdos específicos. Evidente que o trabalho na mídia de largo e rápido alcance requer ainda mais compromisso do cirurgião-dentista com a legislação e a ética odontológica, tornando o universo digital um aliado para o engrandecimento e valorização da profissão.
Diante desses novos desafios, os cursos de graduação e pós-graduação da FTC têm direcionado os novos profissionais a ter um olhar crítico e atual, com capacidade de se posicionarem neste “novo” mercado da Odontologia que se transforma a cada dia.
* Lúcio Flávio Teixeira Damis é Coordenador de Pós-graduação em Odontologia da FTC Salvador (campus Paralela).
* Os artigos reproduzidos neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do Bahia Notícias
