Bahia registra mais de 4, 4 mil procedimentos em mutirão de exames e cirurgias no SUS
Por Redação
A Bahia registrou a marca de 4.415 serviços, entre cirurgias, consultas e exames, através do programa Agora Tem Especialistas durante mutirão neste final de semana. Em nível nacional foram obtidos 59,3 mil procedimentos no maior mutirão de cirurgias e exames da história do SUS.
O programa do governo federal ampliou em 375% a oferta de atendimento em diversas áreas prioritárias para o SUS, como oncologia, ginecologia, ortopedia, cardiologia, oftalmologia e otorrinolaringologia.
“Realizamos o maior mutirão nacional da história do SUS, com cirurgias e exames em todo o Brasil. Essas pessoas entraram nos hospitais do SUS para fazer cirurgias e exames — muitas delas aguardando há meses — sem precisar pagar nada, porque o SUS é isto: é universal, é público, é gratuito e é sério”, ressaltou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Segundo o Ministério da Saúde, os principais procedimentos promovidos foram as cirurgias de média e alta complexidade, como bariátrica por videolaparoscopia, cistolitotomia, colecistostomia, plástica abdominal, hemorroidectomia, diferentes tipos de hernioplastias, vasectomia, ureterolitotripsia transureteroscópica e uretrotomia interna, entre outras.
Outros procedimentos como ultrassonografia, tomografia, endoscopia e ressonância magnética também foram feitos durante a iniciativa. No mutirão deste último final de semana, as 134 Santas Casas e hospitais filantrópicos atuaram nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.