Salvador recebe o II Congresso Baiano de Assistência Farmacêutica; saiba mais
Por Redação
Salvador recebe até essa sexta-feira (30), um encontro sobre políticas públicas de medicamentos no país. Trata-se do II Congresso Baiano de Assistência Farmacêutica – COBAF.25. Com o tema “Assistência Farmacêutica em Transformação: Integração, Equidade e Inovação para um Futuro Sustentável”, o evento propõe um espaço estratégico de debates, articulação e construção coletiva entre gestores, profissionais, pesquisadores e atores da Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS).
Organizado pela Sociedade Brasileira de Políticas Farmacêuticas (SBPFAR), com apoio científico da Superintendência de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia (SAFTEC/SESAB) e apoio institucional do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), o COBAF.25 se firma como um fórum técnico e político de grande relevância para o fortalecimento da Assistência Farmacêutica, especialmente em um cenário de crescentes desafios orçamentários, desigualdades no acesso a medicamentos e avanço das tecnologias em saúde.
Durante três dias, a programação contará com painéis temáticos, mesas-redondas, oficinas, cursos e simpósios, abordando temas centrais como Sustentabilidade e financiamento da Assistência Farmacêutica; uso racional de medicamentos e combate à desinformação; judicialização e protocolos clínicos; inteligência artificial e novas tecnologias; produção nacional de medicamentos e o fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde.
Além disso, serão realizados workshops exclusivos com gestores municipais e estaduais das regiões Norte e Nordeste, promovendo a troca de experiências, diagnósticos regionais e a elaboração de propostas colaborativas.
Destaque também para a II Mostra de Experiências da Assistência Farmacêutica do SUS Bahia, que premiará práticas exitosas em gestão, cuidado e inovação no âmbito estadual.
“O Congresso Baiano de Assistência Farmacêutica (COBAF.25) é um espaço fundamental para o fortalecimento da política pública de medicamentos e para a articulação entre os diversos atores do SUS. Queremos pensar juntos soluções que respeitem as diversidades regionais, promovam inovação responsável e ampliem o acesso com equidade. A Bahia tem buscado avançar com responsabilidade, integrando ciência, gestão e participação social”, afirma Luiz Henrique d’Utra, presidente da Comissão Científica do Congresso e Superintendente de Assistência Farmacêutica da SESAB.
Segundo o professor Charleston Ribeiro, presidente da SBPFAR (Sociedade Brasileira de Políticas Farmacêuticas) e da Comissão Organizadora, “o COBAF.25 nasce como um ambiente de convergência, onde diferentes vozes do SUS poderão dialogar, propor e construir caminhos concretos para garantir o acesso equitativo a medicamentos e tecnologias em saúde”.
A programação completa e mais informações sobre inscrições estarão disponíveis em breve no site oficial do evento e nas redes da SBPFAR e Secretária de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).