Centro de Prevenção e Reabilitação de Deficiência moderniza modelo de admissão
A partir de outubro, o Centro de Prevenção e Reabilitação de Deficiência (Cepred) adotará um novo modelo para realizar a admissão de usuários. A implementação da novidade na unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) acontece em parceria com o Núcleo Técnico Científico do Telessaúde, pertencente à Diretoria de Atenção Básica (DAB)
O Cepred utilizará a plataforma do Telessaúde para realizar a admissão de usuários evitando, assim, o deslocamento da população à unidade para esse procedimento. Até a implantação total do modelo, a admissão de usuários será feita de forma híbrida, presencial e através da plataforma.
O Centro presta serviço de reabilitação física composto de vários núcleos. Entre eles a reabilitação neuro evolutiva infantil; reabilitação músculo esquelética; e neuro evolutiva adulto. São atendidos pacientes de zero a 100 anos, com uma média mensal de 4,5 mil usuários.
No momento, o Serviço de Reabilitação Auditiva do Cepred registra uma demanda intensa, superior às possibilidades de atendimento da instituição. Em função disso, a capacidade instalada é orientada e definida conforme a legislação, sendo credenciado para realizar o atendimento de 200 usuários por mês. São disponibilizadas cinco vagas diariamente, para jovens, adultos e idosos, enquanto para crianças, não há limite de vagas.
Além disso, o núcleo de ostomia tem capacidade apara atender até 900 pessoas mês, para a concessão de bolsas de ostomia.
Segundo a diretora do Cepred, Normélia Quinto, o novo modelo de admissão representa um avanço para a unidade, “evitando filas, assim como o deslocamento da população à unidade para esse procedimento”. A gestora destaca que até a implantação total do novo modelo, a admissão de usuários será feita de forma híbrida, presencial e através da plataforma.