Hospital oferece testes rápidos para detecção de hepatite C para pacientes e colaboradores
Diante do quadro de mais de três milhões de pessoas infectadas com a hepatite C, o Hospital São Rafael (HSR) vai realizar uma campanha interna para pacientes, visitantes e colaboradores nesta sexta-feira (27), a partir das 13h. A unidade de saúde vai oferecer testes rápidos para a detecção da doença, em parceria com o Grupo de Apoio aos Portadores de Hepatites Virais (GVV).
A ação interna é parte do Julho Amarelo, mês que busca conscientizar a população sobre essa patologia, que pode evoluir para casos de câncer ou cirrose. Segundo o hepatologista do HSR, André Lyra, a hepatite viral provoca a inflamação do fígado e pode ser classificada como aguda ou crônica. No primeiro caso, os sintomas clássicos são mal estar, falta de apetite, moleza, febre, icterícia, que é o olho amarelo, e colúria, que se caracteriza pela urina escura.
Já nos casos crônicos, o cuidado precisa ser ainda maior, pois habitualmente eles são assintomáticos. "Na maioria das vezes, os pacientes recebem o diagnóstico após exames de rotina. Por isso, a importância de fazer o teste de triagem da doença, pelo menos em uma ocasião durante o check-up médico, para a maioria dos indivíduos", ressalta o especialista.
Lyra pontua também que a transmissão do vírus da hepatite C ocorre, principalmente, através do sangue contaminado com o compartilhamento de materiais perfuro-cortantes. Mas a doença pode ser transmitida também através da relação sexual ou da mãe para o filho, a transmissão vertical.
O exame utilizado para fazer o primeiro diagnóstico é o anti-HCV. Em caso de resultado positivo, é preciso ainda realizar um teste confirmatório, o HCV RNA quantitativo, que pode confirmar, de fato, se a pessoa contraiu hepatite C.