Mudar hábitos de saúde pode evitar demência de 80 mil pessoas por ano
Pequenas mudanças no estilo de vida podem evitar que mais de 80 mil pessoas desenvolvam demência por ano, conforme foi relatado por um relatório mundial. A pesquisa mostrou que algumas medidas de saúde devem ser tomadas ainda na juventude para combater doenças como o Alzheimer, já que já foi comprovado que a deterioração do cérebro começa aos 40 anos de idade.
Segundo o Daily Telegraph, as conclusões serão relatadas para a Cúpula Mundial de Inovação para a Saúde em Doha, capital do Qatar, em fevereiro de 2015.
O ex-ministro da Saúde da Inglaterra, Lord Dazi, disse que as pessoas devem agir agora para mudar seus hábitos alimentares e incluírem exercícios nas suas rotinas, além de estimular a capacidade mental através de jogos como quebra-cabeças.
“A condição degenerativa do cérebro que retira a dignidade e humanidade de seus sofredores está entre as mais temidas de todas aquelas que afligem nossa espécie”, comentou Dazi.
“A nível individual, precisamos cuidar de nossos cérebros - aguçar as habilidades no xadrez, pegar as palavras cruzadas e resolver esse quebra-cabeça”, concluiu o ex-ministro.