Votação nas redes sociais escolhe nome da nova Universidade Federal em Feira de Santana
Por Redação
A nova universidade federal da Bahia, que terá sua sede em Feira de Santana, já tem denominação oficial: Universidade Federal do Portal do Sertão (UFPS). A escolha foi definida por meio de uma consulta pública realizada nas redes sociais, reunindo 2.647 votantes.
A proposta vencedora obteve 66% da preferência do público. As outras opções apresentadas na votação foram a Universidade Federal do Sertão da Bahia (UFESBA), que alcançou 25% dos votos, e a Universidade Federal de Inovação da Bahia (UFIB), com 9%.
A nomenclatura faz menção direta ao papel de Feira de Santana como portal de acesso e polo de desenvolvimento de uma área estratégica do estado. A nova instituição prevê atender regiões como a Bacia do Jacuípe e o Sisal, com foco em integrar o território e impulsionar a educação, pesquisa, extensão e inovação no interior baiano.
A consulta online buscou envolver a população desde as etapas iniciais de implantação da instituição. As datas para a inauguração e o local exato do campus sede em Feira de Santana ainda não foram divulgados pelas autoridades responsáveis.