Membro do baralho do crime baiano é capturado em ação contra facção do Sul da Bahia na Bolívia em operação internacional
Por Redação
Uma operação conjunta entre forças policiais brasileiras e internacionais resultou na prisão de Cosme Câmara de Oliveira Filho, conhecido pelo apelido de “Pilão”, na última quarta-feira (4). Apontado como uma das principais lideranças de uma facção criminosa que opera no Sul da Bahia, o foragido foi localizado na cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.
Pilão ocupava a posição de “7 de Espadas” no Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ferramenta que lista os criminosos mais perigosos do estado. Contra ele, pesavam dois mandados de prisão: um por recaptura e outro definitivo, com condenação de 21 anos por homicídio qualificado.
Foto: Reprodução / SSP-BA
Segundo as investigações da Polícia Civil da Bahia, Pilão exercia forte influência na região de Ilhéus, comandando o tráfico de drogas, extorsões e homicídios contra rivais. Mesmo fora do país, ele mantinha o controle operacional do grupo e planejava a expansão da facção para áreas dominadas por outras organizações.
"A captura representa um impacto relevante na repressão qualificada ao crime organizado no sul da Bahia", afirmou o delegado André Aragão. Ele defendeu que o monitoramento de inteligência foi fundamental para localizar o alvo em território boliviano.
A ação contou com o esforço integrado da 7ª Coorpin/Ilhéus, Polícia Civil do Rio de Janeiro (por meio da 33ª DP e Subsecretaria de Inteligência), Polícia Federal e o Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI-RJ).