Barreiras é premiada como a melhor cidade em Saúde e Bem-Estar do Brasil em ranking nacional de gestão municipal
Por Redação
O município de Barreiras foi agraciado com o primeiro lugar na categoria Saúde e Bem-Estar do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025. A cerimônia de entrega da Medalha de Ouro ocorreu na terça-feira (18), em Salvador, para a categoria de cidades com mais de 100 mil habitantes. A premiação é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila.
A avaliação das cidades é realizada por meio do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), uma plataforma que utiliza inteligência artificial para analisar 71 indicadores de fontes oficiais. O índice mede a performance das administrações municipais em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Barreiras se destacou no pilar que avalia a qualidade dos serviços de saúde, políticas de bem-estar, capacidade de atendimento, investimentos e eficiência.
O prefeito Otoniel Teixeira, que recebeu a premiação, relacionou o reconhecimento às ações implementadas em seu primeiro ano de gestão. “A conquista do Prêmio Band Cidades Excelentes, no pilar Saúde e Bem-Estar, confirma que Barreiras está seguindo em frente. Estamos retribuindo com trabalho toda a confiança que o povo nos deu nas urnas. Seguimos tocando a obra do Hospital Municipal, construindo novas Unidades de Saúde, realizando cirurgias, são investimentos importantes para garantir cuidado e acolhimento ao nosso povo”, disse.
Ele também creditou a conquista aos profissionais da área. “Essa conquista só foi possível graças a força da nossa equipe e o empenho dos profissionais de saúde, que dedicam suas vidas para cuidar da nossa gente todos os dias”, afirmou o gestor.
De acordo com a prefeitura, o resultado é fruto de um conjunto de ações, como a ordem de serviço para a construção de uma nova Unidade de Saúde no Santa Luzia, a implantação da Unidade Municipal de Castração de Cães e Gatos, a realização de mais de três mil cirurgias eletivas e a criação do TEAcolhe, um espaço de acolhimento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista que também foi premiado nacionalmente em 2025. Outras iniciativas citadas foram o fortalecimento do programa HumanizaDor, a implantação do Consultório na Rua e a contratação de novos profissionais, como um médico angiologista.
“A premiação recebida por Barreiras consolida o município como referência em políticas públicas de saúde na Bahia. Para nós gestores, o prêmio reforça que os investimentos, o planejamento estratégico e a integração das equipes estão gerando resultados concretos na vida da população. Seguiremos mantendo o compromisso de continuar modernizando e qualificando os serviços oferecidos aos cidadãos”, reforçou Otoniel Teixeira.