“Gato” de água interrompe abastecimento em Brumado e Malhada de Pedras
Por Redação
Um vazamento provocado por uma tentativa malsucedida de ligação clandestina de água, tática conhecida popularmente como “gato”, gerou a interrupção do abastecimento entre os municípios de Brumado e Malhada de Pedras, no sudoeste baiano. O caso ocorreu na quinta-feira (06) em trecho da adutora que leva água bruta da Barragem de Cristalândia para a estação de tratamento de Brumado e só foi resolvido nesta sexta-feira (7).
Segundo informações do Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, o “gato” seria utilizado por um agricultor para abastecer um sistema de irrigação. Para conter o vazamento, a Embasa informou que interrompeu o bombeamento da adutora para os reparos e, desde afinalização do conserto, o abastecimento está em processo gradativo de retomada.
A reportagem local, o gerente regional da Embasa, Leomar Silva, lamentou que esse tipo de prática clandestina continue prejudicando milhares de pessoas.
“É lamentável ver que essa prática de ligações clandestinas, ao longo dos 43 quilômetros da adutora, continue sendo praticada apesar de várias operações de combate realizadas pela Embasa. Nessa adutora, somente nos últimos 12 meses, já registramos 10 boletins de ocorrência evidenciando furto de água e o de ontem vem se somar a esse número. O mais nocivo dessa prática é o prejuízo para milhares de pessoas que ficam sem água para suas necessidades”, declarou.