Fardo de borracha achado em praia de Porto Seguro pode ter ligação com navio nazista afundado na 2ª Guerra
Por Redação
Um fardo de borracha foi encontrado neste sábado (20) em uma praia de Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. O material é semelhante à carga transportada pelo navio nazista SS Rio Grande, afundado pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, em 1944.
Ao G1, o Projeto Coral Vivo, que atua na preservação ambiental da região, informou que o bloco estava parcialmente enterrado na areia e foi localizado durante uma ação de limpeza. Este é o quarto fardo de borracha encontrado em praias do sul da Bahia desde 2018.
Os fardos chamaram a atenção em 2021, quando oito unidades apareceram de uma só vez em uma praia de Salvador. Desde então, materiais semelhantes foram registrados também em Sergipe, Pernambuco e Ceará.
Segundo o oceanógrafo Carlos Teixeira, pesquisador do Instituto de Ciências do Mar (Labomar/UFC), os blocos fazem parte da carga do navio alemão afundado a quase seis mil metros de profundidade no Atlântico. Além da borracha, a embarcação transportava metais como cobalto, estanho, titânio e latão.
Uma inscrição encontrada em um dos fardos localizados no Ceará reforçou a origem: “Produzido na Indochina Francesa”. À época, a região estava sob domínio japonês, aliado da Alemanha nazista.
Ainda segundo o Projeto Coral Vivo, o fardo encontrado neste sábado ficou sob a guarda de uma das famílias que participou da ação de limpeza. A prefeitura de Porto Seguro informou que não foi acionada sobre o caso.