Governo da Bahia anuncia criação de três novos comandos regionais da PM em Jequié, Irecê e Alagoinhas
Por Leonardo Almeida / Ronne Oliveira
O Governo da Bahia anunciou, nesta segunda-feira (11), um projeto que promete a criação de três novos comandos regionais da Polícia Militar (PM) para a reestruturação da segurança pública no estado. Em evento no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, foi informado o local das novas unidades: em Jequié (sudoeste baiano), em Irecê no Norte do estado e na cidade de Alagoinhas no Litoral Norte.
"Essa restruturação possibilita a gente [possui] o melhor controle do nosso [efetivo], maior proximidade à comunidade que servimos e maior compromisso nosso de bem servir, fazer segurança direito hoje. Muito obrigado senhor governador", agradece o Comandante-Geral, Coronel Magalhães.
A medida visa melhorar a distribuição do efetivo e ampliar o patrulhamento em áreas estratégicas. Além disso, o projeto inclui a criação de 13 novos batalhões e seis companhias independentes. Previsto na seguinte forma com nova expansão de unidades especializadas:
-
25º Batalhão (Feira de Santana);
-
26º Batalhão (Candeias);
-
27º Batalhão (Luís Eduardo Magalhães);
-
28º Batalhão (Eunápolis);
-
29º Batalhão (Jacobina);
-
30º Batalhão (Nordeste de Amaralina);
-
31º Batalhão (Valença);
-
32º Batalhão (Itapuã).
Além disso, está prevista a criação da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) em Cafarnaum. Para fortalecer o policiamento tático e especializado, a proposta sugere a criação de:
-
Cinco Batalhões de Policiamento Tático, subordinados aos CPRs da capital, da Região Metropolitana e da Região Leste.
-
Três Companhias Independentes de Policiamento Tático, subordinadas aos novos comandos regionais.
-
Uma Companhia Independente de Policiamento Especializado no Recôncavo.
-
Uma Companhia Independente de Policiamento Rodoviário em Juazeiro.
O projeto também contempla a criação de três novos centros de apoio administrativo: o Centro de Polícia Judiciária Militar, o Centro de Captação de Recursos e o Centro de Gestão Patrimonial. Com a assinatura do governado Jeronimo Rodrigues (PT) o projeto será votado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).