Feira: Suspeitos de usar bloqueador de alarmes para furtar objetos em carros são presos
Policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) prenderam, na manhã desta quarta-feira (19), no estacionamento de uma loja de material de construção no bairro Santa Mônica II, em Feira de Santana, dois suspeitos de invadir carros estacionados em estabelecimentos da cidade e furtar objetos de valor: Valterlan da Silva Oliveira, 32 anos, e Leonardo Alves Leite, 21 anos. As informações são do portal Acorda Cidade.
Segundo a polícia, no momento da prisão, eles procuravam outro veículo para invadir. Com eles, a polícia apreendeu oito sacolas e mochilas, quatro notebooks, dois celulares, uma pistola calibre 380, 14 munições, um diamante usado para cortar vidros e um controle para evitar o travamento das portas dos veículos.
De acordo com o delegado André Ribeiro, nesta terça (18), três vítimas procuraram a delegacia para prestar queixa após seus veículos terem sido invadidos e todos os materiais que se encontravam no interior serem subtraídos. Nesta quarta, policiais saíram em diligência e os suspeitos foram localizados.
“Eles praticam esse tipo de crime normalmente próximos a estabelecimentos comerciais, como supermercados, escolas, farmácias. Conseguimos através das filmagens de um desses estabelecimentos a placa do veículo. Na manhã de hoje, quando as equipes saíram em busca desses elementos, eles foram visualizados na porta de um estabelecimento comercial já tentando arrombar outro veículo”, informou.
Ainda segundo o delegado, os homens são moradores do estado de Alagoas e também praticavam esse tipo de crime lá. André Ribeiro informou também que no ano passado outra parte dessa quadrilha já havia sido presa.
“Eles ficavam dentro do veículo, esperando uma vítima em potencial. Quando percebiam que a vítima ia travar o veículo com o alarme, eles acionavam um dispositivo e evitavam que o carro fosse travado. Normalmente, as vítimas não percebiam. Dessa forma, eles conseguiam subtrair os objetos do interior do veículo”, relatou o delegado, que ainda alertou sobre a importância das pessoas se atentarem para a segurança do veículo e dos objetos pessoais.
“Mesmo ouvindo o estalo quando acionamos o alarme, é importante verificar se a porta realmente foi fechada. É importante também que as pessoas evitem deixar objetos de valor dentro do veículo. Muitos carros não possuem película de segurança, o vidro é claro e tem pessoas que deixam até bolsas a vista, o que chama atenção desses elementos. Tem pessoas que deixam até o DUT (Documento Único de Transferência) dentro do veículo e não há a menor necessidade disso”, alertou.
O delegado André Ribeiro informou que os suspeitos foram autuados em flagrante e a Justiça definirá se decretará a prisão preventiva ou se responderão em liberdade.