Isabela Suarez destaca importância da integração entre sociedade, empresários e juristas em debates sobre sustentabilidade
A presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), Isabela Suarez, ressaltou nesta quarta-feira (10) a relevância da integração entre setores público, privado e sociedade civil para a construção de soluções sustentáveis no Brasil.
Segundo Suarez, o sucesso de políticas e ações sustentáveis depende do diálogo entre todas as partes envolvidas: “Não existe sustentabilidade sem conversar com o empresariado, sem conversar com a sociedade civil, sem conversar com o poder público. A solução conjunta só virá do bom acordo entre esses setores. Quando um só ganha, o outro perde”, afirmou.
O evento liderado pela ACB, em sua terceira edição, ocorre em Salvador e é considerado estratégico por antecipar discussões que serão abordadas na COP30, prevista para acontecer em Belém do Pará ainda este ano. “Estamos num momento estratégico, produzindo debates que podem gerar efeitos concretos para a economia e para a conservação ambiental, com decisões equilibradas, sem extremismo”, disse.
Sobre o recente tarifaço imposto pelos Estados Unidos, Suarez avaliou que o empresariado baiano deve se concentrar na busca de soluções e novos mercados, enquanto o poder público atua para mitigar os impactos.
“É um problema diplomático e político, não empresarial. Onde podemos ajudar é identificando alternativas para que o Brasil continue exportando seus produtos e desenvolvendo a economia sem grandes conflitos”, destacou.