Advogada mais votada em lista sêxtupla e que ficou fora da lista tríplice do TJ-BA agradece votos
A advogada Germana Pinheiro, mais votada na disputa no Quinto Constitucional, que destina uma cadeira de desembargador à advocacia, agradeceu a quantidade de votos obtida. Germana obteve 5.427 nas eleições que ocorreram na última quarta-feira (14).
Em carta aberta divulgada nas redes sociais, a advogada apontou que "o dia seguinte a um dia triste sempre será um dia a mais para reflexão". "Nós vencemos porque continuaremos a reverberar nossas vozes e anseios. E quando se constrói uma força desta proporção, nada será capaz de contê-la. Ter sido a 1ª colocada por voto aberto e direto da nossa classe demonstra que nós já somos uma pontência", comentou.
"O dia de ontem ficará marcado em nossos corações e fortalecerá nossa luta coletiva, pois saberemos que 'a liberdade não é constante e nós sempre teremos que lutar por ela'. Mulheres fortes e pessoas negras sabem que a história é feita desta resistência, completou.
Os advogados Antônio Adonias, Carlos Magnavita e Vivaldo do Amaral Adães foram escolhidos pelo plenário do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para disputar uma cadeira de desembargador (relembre aqui).
Na sequência do pleito, o Instituto Baiano de Direito Feminismos (Ibadfem) manifestou repúdio à lista tríplice formada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para disputa de uma vaga para o cargo de desembargador pelo quinto constitucional da advocacia por ser formada apenas por homens. Além disso, repudiou o fato do tribunal ter promovido apenas uma juíza branca entre os seis magistrados para vagas de desembargadores (veja mais).
