Ministério da Justiça ameaça mudar horário de Além do Horizonte
A novela das sete da Globo, pode ter seu horário alterado após exigência do Ministério da Justiça (MJ). O órgão pede a atenuação do conteúdo violento e sexual de Além do Horizonte, sob pena de reclassificá-la como imprópria para menores de 12 anos, o que inviabilizaria sua exibição antes das 20h – atualmente, o programa entra no ar por volta de 19h35.
Em despacho publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (27), o ministério prorrogou o monitoramento da novela por mais 15 dias, para "colher subsídios para a decisão acerca do deferimento ou indeferimento da autoclassificação". Além do Horizonte foi autoclassificada pela Globo como imprópria para menores de 10 anos – logo, pode ser veiculada em qualquer horário. O MJ deveria, então, confirmar ou negar a definição em um prazo de 60 dias, que se esgotou no dia 4 de janeiro.
Em dezembro, o Ministério da Justiça advertiu a emissora sobre o conteúdo incompatível com a classificação de 10 anos, como “assassinatos e conteúdo sexual”, mas a empresa esclareceu que essa tendência seria pontual e que a exibição estaria adequada a partir daquele momento. Porém, desde então, já foram ao ar cenas em que um corpo boiava no rio e personagens são dopados. Procurada, a Globo informou que "teve ciência da decisão do Ministério da Justiça em prorrogar o monitoramento da novela Além do Horizonte" e que "confia que a obra está adequada à classificação indicativa sugerida". Informações do UOL.
