Vasco responderá na Justiça o tratamento dado à crianças nas categorias de base
O Vasco da Gama vai ter que esclarecer na Justiça as suspeitas de irregularidades nas categorias de base do time, após a morte do garoto Wendel Junior Venâncio da Silva, de 14 anos, no centro de treinamento da equipe, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no inicio de fevereiro. Promotores do Rio de Janeiro moverão uma ação civil pública contra o Vasco até o final do mês. A Promotoria da Infância e Juventude e da Procuradoria do Trabalho investigam o tratamento dado a crianças e adolescentes que fazem parte dos times de base do Vasco desde 2010. Os órgãos chegaram a negociar acordos para melhorias no tratamento dado pelo clube, mas que foi suspenso após a morte de Wendel.
A promotora Clisanger Ferreira Gonçalves, responsável pela apuração de casos de violação dos direitos da criança no Rio, visitou o alojamento do Vasco em São Januário. Ela encontrou jovens em alojamentos precários, que não mantém contato com a família, e que encontra problemas para frequentar a escola devido à alta carga de treinos. Já a procuradora do Trabalho, Danielle Cramer, constatou que também há irregularidades trabalhistas, que não tem contrato de trabalho, nem na situação de aprendiz. As irregularidades foram apresentadas ao Vasco durante a investigação no clube.
As promotoras informaram que o clube havia omitido a informação de que mantinha um centro de treinamento em Itaguaí, onde o garoto morreu. Os detalhes formais da ação ainda estão em fase de finalização. Uma das possíveis penas que o Vasco poderá ter se for condenado, é o pagamento de multas pelas irregularidades e ter até os centros de treinamento fechados. As informações são do Uol.
