Margareth Menezes fala sobre planos para celebrar 25 anos do Afropopbrasileiro depois do Carnaval: "Tudo é possível"
Por Victor Hernandes / Bianca Andrade
O aniversário de 25 anos do Maga Afropopbrasileiro será celebrado na avenida, em meio ao Carnaval de Salvador. Mas e depois da quarta-feira de cinzas? Para onde a festa vai.
Em entrevista ao Bahia Notícias, Margareth Menezes falou sobre o momento que vive com a celebração do projeto que marcou não só a própria carreira, como a história da música brasileira.
De férias o ministério da Cultura, a artista se dedica a maior paixão, a música, e não escondeu a felicidade de poder celebrar o marco na carreira junto ao público.
Questionada sobre a possibilidade de levar o show que foi apresentado para o público soteropolitano no final de janeiro para rodar o país, Margareth revelou que ainda não tem um martelo batido sobre a situação.
“Não pensei ainda nessa questão não, mas nós estamos aí, agora um ano eu completo 40 anos de carreira, né? São muitas coisas que fizemos ao longo disso eu venho do movimento, eu sempre digo isso, eu sou uma artista que venho de movimento independente de música. Foi preciso muita criatividade para a gente atravessar as coisas que atravessamos. Mas graças a Deus, na questão musical, a gente conseguiu um entendimento em relação a esse lugar, da existência também do comportamento, do conceito afropop brasileiro", disse.

Para a artista, que está prestes a completar 40 anos de carreira, voltar um pouco no tempo pode ser uma possibilidade de celebrar o Afropopbrasileiro. Não entendeu? O BN explica.
O formato de consumo de música através dos vinis voltou a estar em alta, e desde 2023, o mercado aponta um crescimento significativo no formato.
De acordo com um relatório Mercado Brasileiro de Música, produzido pela Pró-Música, as vendas físicas do mercado brasileiro registraram crescimento de 31,5% desde 2024, o que tem feito artistas apostarem em reedições de CDs para celebrar marcos importantes, como um aniversário de lançamento.
Ao ser questionada sobre a possibilidade de transformar o Afropopbrasileiro em vinil, Margareth não descartou a ideia.
"Tudo é possível, como é que tem aquele ditado, 'Tudo vale a pena quando a alma não é pequena'. Então, como eu sou uma pessoa sonhadora, gostei da sua ideia. Quem sabe a gente vai vir com o vinil Afropop, tudo é possível."
Quem quiser curtir a festa com Margareth, pode acompanhar o retorno da artista ao comando dos Mascarados na quinta-feira (12), primeiro dia de Carnaval. A artista também puxa o Trio da Cultura com Josyara e Luedji Luna em celebração ao Afropopbrasileiro, no sábado (14).
A agenda da cantora ainda inclui uma participação no Navio Pirata, do BaianaSystem, na sexta-feira de Carnaval na Barra, e um trio independente no circuito Osmar (Campo Grande).
