
Do celular para o mundo: como o brasileiro usa a tecnologia para gerenciar dinheiro em 2025
Por INFORME PUBLICITARIO
O celular se tornou o principal meio dos brasileiros para gerenciar dinheiro. Entenda como a digitalização financeira transformou hábitos, impulsionou o PIX e fortaleceu a segurança digital.
Diferente do que muitos pensam, quando se trata de crescimento digital, o Brasil ocupa uma posição de relevância no ranking global. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o país se encontra em 16ª posição quando o assunto é transformação digital no setor público.
A digitalização dos bancos, criação do PIX e uso crescente de carteiras virtuais só comprovam isso. Hoje, o dinheiro físico está obsoleto. Se você quer fazer um pagamento no débito, por que não fazer no PIX? É mais rápido, prático, seguro e nem precisa de cartão. O dinheiro agora está literalmente a um “clique” de distância. Seu celular virou seu banco, a carteira física foi substituída pela digital. Até mesmo a poupança ou administração financeira passou a ser feita facilmente por aplicativos próprios para isso.
O Brasil digital: como o celular virou a carteira oficial do país
O PIX hoje já tem 5 anos no mercado, com 890 milhões de chaves cadastradas, ele já faz parte da rotina de mais de 170 milhões de brasileiros. As carteiras digitais, por sua vez, também crescem e ganham cada vez mais clientes e cadastros. O dinheiro passou a ser visto com olhos diferentes nos últimos anos.
A digitalização bancária e financeira é uma realidade. Com isso, até mesmo a busca por novas formas de ter e administrar o dinheiro se tornou comum. O hábito de pesquisar sobre investimentos, preço criptomoedas, poupanças e novas formas de financiamento passou a ser recorrente. Essa simplificação é vista até mesmo na integração de grandes plataformas, como a Binance, com o PIX, o que facilita o acesso e as transações de criptomoedas para os brasileiros. O PIX, ao se estabelecer como principal meio de pagamento, também criou uma ponte de acesso para o mercado de ativos digitais. A integração deste sistema por plataformas de criptomoedas, como a Binance, reflete a busca por uma experiência financeira cada vez mais imediata e simplificada para os brasileiros, sublinhando a contínua digitalização do dinheiro no país.
Quando falamos das criptomoedas como parte do mercado digital, elas não ficam para trás. Hoje, o Brasil investe mais em cripto do que na Bolsa de Valores. Isso mostra um interesse da população em ter pagamentos simplificados e um dinheiro cada vez mais digital.
O que o brasileiro faz pelo celular hoje?
- Pagar contas. Os seus boletos agora podem chegar exclusivamente de forma digital. Desse modo, basta acessar seu aplicativo do banco e fazer o pagamento em instantes.
- Receber salário. Acompanhar ao vivo o recebimento do seu salário é simples. Seu banco cadastrado sempre vai te notificar quando o dinheiro estiver disponível na sua conta.
- Fazer transferências instantâneas. Já contávamos com as clássicas transferências, agora o PIX chegou para facilitar ainda mais. Você manda o dinheiro agora e, imediatamente, ele chega.
- Gerenciar cartões. Tudo em um só lugar, você pode baixar aplicativos ou sincronizar seus cartões em uma carteira digital para administrar tudo com mais facilidade.
- Acompanhar gastos em tempo real. Qualquer movimentação, débito ou crédito na sua conta, será notificada. Assim, você pode saber o que está acontecendo na sua conta em tempo real.
Pagamentos invisíveis: a nova rotina financeira
Os chamados pagamentos invisíveis são aqueles que não podem ser vistos sem a tecnologia. Eles podem preocupar a alguns, mas chegam para facilitar a vida da população e contribuir para um avanço financeiro e tecnológico.
Ao pagar com aproximação, seja do cartão ou do próprio celular, você está praticando esse tipo de pagamento invisível. O uso de acessórios capazes de fazer esse tipo de pagamento também aumentou nos últimos anos. Um smartwatch, pulseira ou anel inteligente já são capazes de fazer os seus pagamentos.
Pagamentos instantâneos e por aplicativos também se enquadram. Quando você vai a um estacionamento e não precisa pagar por ele no totem porque já está tudo certo no aplicativo. Assim, você passa direto pelas cancelas e não precisa se preocupar.
Mesmo quando pega um carro de aplicativo e o pagamento é instantâneo ou quando pede uma pizza e a entrega já está paga. Tudo isso é resultado do pagamento invisível. Apesar de não pensarmos sobre ele, é responsável por uma revolução financeira e tecnológica.
Segurança digital em 2025: desafios e soluções
Como diz o ditado “com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”. A revolução tecnológica e a migração do mercado financeiro para o mundo digital trazem responsabilidades importantes e exigem certos cuidados.
Expor-se online é também abrir brecha para golpes e ataques cibernéticos, que estão cada vez mais frequentes. Por isso, é preciso investir na segurança digital. A segurança vem atrelada à educação financeira e digital.
Hoje, os principais riscos enfrentados pela população são:
- Golpes virtuais
- Engenharia social
- Apps falsos
- Vazamento de dados
Claro que existem práticas que podem te proteger, como autenticação de dois fatores, senhas fortes e não clicar em links suspeitos. Evitar Wi-Fi público e sempre verificar a origem dos aplicativos também pode te ajudar bastante.
Quando falamos de dados bancários, todo cuidado é pouco. Por esse motivo, é fundamental estar preparado para lidar com as situações que podem surgir.
O Brasil no mapa global da inovação financeira
Como dito antes, o país se destaca quando o assunto é inovação. No Brasil desenvolvemos o PIX, método de pagamento único e exclusivo do país. Hoje, ele é estudado por inúmeros países ao redor do mundo que querem replicar sistemas parecidos, como Portugal, Colômbia, China e Japão.
Hoje, o país é, sem dúvida, referência em inclusão financeira digital. Isso porque sistemas bancários complexos e métodos de pagamentos inacessíveis foram banidos. Tudo agora está simples, com um celular na mão qualquer brasileiro pode cuidar de toda a sua vida financeira.
O futuro do dinheiro no Brasil
A integração total entre apps bancários é prevista e muito aguardada. Hoje, uma conta sua sempre pode ser atrelada a outra e isso torna as suas administrações financeiras ainda mais simples. Sem dúvidas, o uso de pagamentos digitais, como o PIX, e moedas digitais, como o Bitcoin, podem revolucionar o mercado e melhorar a economia.
Claro que é preciso ter cuidado. A digitalização também traz desafios, mas eles podem ser enfrentados com facilidade usando a educação financeira e digital.
Os pagamentos instantâneos e as notificações dos bancos no celular já são rotina. A ideia é que cada vez mais brasileiros entrem nesse universo financeiro digital. Em não muito tempo, esse meio não somente vai crescer, como também tornará obsoleta qualquer outra forma de administrar o dinheiro.
