Preta Gil será homenageada em Salvador com prêmio em reconhecimento a luta pela comunidade LGBTQIA+
Por Redação
Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia durante a 13ª edição do Prêmio Ordem do Mérito Cultural da Diversidade LGBT+, em Salvador.
A cantora, atriz e apresentadora, que faleceu em julho deste ano em decorrência de complicações causadas pelo câncer, receberá o prêmio de forma póstuma em reconhecimento a luta contra o preconceito e a discriminação.
A cerimônia será realizada no Terraço do Arquivo Público Municipal, na sexta-feira (5), às 16h. A irmã da artista, Marília Gil, irá representar a cantora na cerimônia.
Preta, que era uma mulher bissexual, foi madrinha da Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia em 2006, e sempre utilizou do espaço dela na mídia para defender os interesses da comunidade LGBTQIA+.
"Preta construiu sua carreira com autenticidade e irreverência, transitando entre a música, a televisão e o ativismo. Ao longo dos anos, consolidou-se como símbolo de representatividade ao abordar sem tabus temas relacionados a identidade, liberdade e diversidade. Sua obra e sua presença no cenário cultural brasileiro seguem como legado vivo, que continua a ecoar mesmo após sua partida", afirma o GGB.