É o Tchan completa 30 anos de álbum de sucesso e comemoram: “Pau que nasce torto, até a cinza morre torta”
Por Laiane Apresentação
Para muitos, convencimento. Para a história, previsão. Em 1995, chegou ao mundo o álbum “É o Tchan”, do grupo de pagode chamado naquele momento de Gera Samba. Entre suas faixas, uma se destacou em especial. Nela, Beto Jamaica e Compadre Washington afirmavam para quem quisesse ouvir: “Esse é o Gera Samba arrebentando no pedaço”. E arrebentaram, influenciando gerações e o pagode produzido na Bahia.
As datas divergem, alguns afirmam que o lançamento foi em janeiro, outros em agosto, mas o fato é um só: há 30 anos “É o Tchan” nasceu. Álbum que, anos depois, viria a dar nome ao grupo. Lançado em CD e cassete, pela Polydor Records, o disco teve, dentre suas músicas, um sucesso estrondoso: “Pau que Nasce Torto”.
Ao Bahia Notícias, Beto Jamaica contou que o grupo não tinha noção do sucesso que alcançaria. “A gente não tinha, com certeza, noção que isso ia ser patrimônio, nacional ou até mundial, porque todo lugar que a gente chega do mundo, quando 'segura o Tchan' todo mundo conhece, todo mundo dança”, compartilhou.
O grupo criou suas músicas com grande influência do samba de roda e inovou ao pensar nas coreografias, com dançarinos que até hoje são lembrados pelo público, como Jacaré, Carla Perez, Sheila Melo e Scheila Carvalho.
Para Beto, “Pau que Nasce Torto” é uma canção que atravessa gerações. “A música seguiu o Tchan, cada dia que passa ela fica mais jovem, mais atual. É uma das músicas que não pode faltar no show, porque todo mundo pede, as crianças, os adolescentes, os mais maduros”, declarou.
“Foi um prazer enorme, um privilégio, satisfação incrível fazer uma música dessa, vindo da Bahia, vindo do Recôncavo, vindo dos guetos de Salvador”, acrescentou o cantor.
Compadre concorda com o colega, com quem ainda divide os vocais da banda, formada em 1992. “A música [Pau que nasce torto] foi a que abriu porta para o grupo Tchan e continua abrindo [...] Então tem mais que agradecer, porque o pau que nasce torto até a cinza morre torta”, garantiu.
Ao longo dos 30 anos que se seguiram do álbum, o grupo acumulou conquistas: foi a primeira banda de pagode a subir no trio elétrico durante o Carnaval, e abriram caminho para uma nova geração no gênero originado na Bahia.
“Cia do Pagode, Terra Samba, Gang do Samba, Harmonia do Samba… Muita gente hoje. Você vê um Psirico, você vê um Léo Santana, todo mundo no contexto musical, mas todos eles são nossos filhos. Todos eles, engenheiros da nossa história musical, da nossa essência musical”, celebrou Beto.
Na plataforma de streaming Spotify, a canção “É o Tchan Medley: Pau que Nasce Torto / Melô do Tchan” acumula mais de 45 milhões de streams, sendo a faixa mais tocada do grupo na plataforma. No Youtube, apenas no período de 28 dias (entre 22 de julho e 18 de agosto), a música alcançou o número de 437 mil visualizações.
Foto: Montagem Youtube Charts / Spotify