Cazuza será o homenageado do Prêmio da Música Brasileira em 2026
Por Redação
O cantor e compositor Cazuza será o homenageado da 33ª edição do Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira, marcada para 2026. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (23), confirmando a escolha unânime entre os membros do conselho da premiação.
Entre os nomes que participaram da decisão estão os artistas Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Zélia Duncan, Karol Conká, além do jornalista Antônio Carlos Miguel, da diretora Giovanna Machline e do idealizador do prêmio, Zé Mauricio Machline.
“Celebrar Cazuza é celebrar a coragem, a liberdade e a potência de uma obra que segue viva e necessária. Sua música e sua poesia atravessaram gerações e continuam a ecoar nas vozes e nos sentimentos de milhões de brasileiros”, destacou Machline.
Ícone da música brasileira, Cazuza morreu em 1990, aos 32 anos, vítima de complicações causadas pela Aids. Com letras marcantes e uma postura provocadora, o artista se tornou símbolo de liberdade artística e expressão política.
Criado em 1987, o Prêmio da Música Brasileira é um dos mais tradicionais do país. A cada edição, a cerimônia celebra a trajetória de nomes marcantes da cena musical. Na edição de 2024, realizada no último dia 4 de junho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, os homenageados foram Chitãozinho & Xororó.