Seu Jorge emociona ao falar sobre conexão com a Bahia: "A cidade se manifesta como você"
Por Redação
A Bahia passou a ter um novo significado para Seu Jorge. O estado, que sempre esteve na rota de shows do carioca, passou a ser visto com outros olhos pelo cantor após uma experiência de reconexão com as próprias raízes.
Em entrevista ao 'Conversa com Bial', o cantor falou sobre o novo projeto 'Baile à La Baiana', que carrega a Bahia nas letras, ritmos e parcerias, entre elas, com Magary Lord e Peu Meurrey.
Segundo Seu Jorge, a redescoberta do estado o inspirou a fazer o trabalho inédito. "A Bahia era uma negritude que eu desconhecia, era uma intimidade; é diferente estar em Salvador, com uma população que é 87% como você. Logo a cidade se manifesta como você, pensa como você, respira como você, e ali ainda reside todo o nosso background real".
O artista contou ter sido inspirado por elementos que construíram a identidade da Bahia para trabalhar no novo projeto e o intuito era mostrar para o Brasil a riqueza da cultura baiana.
"Temos instituições como o Gantois, o Terreiro do Bogum, o Ilê Axé Opô Afonjá, os Filhos de Gandhy, o Ilê Aiyê, Carlinhos Brown, Vovô do Ilê, Mãe Menininha do Gantois, Jorge Amado — todos aqueles valores que eu precisava me aproximar, me aculturar disso, me fortalecer, e tudo isso está nesse álbum. Eu queria fazer um álbum com a chamada ‘Bahia chama o Brasil para dançar’."
A conexão do artista com a Bahia foi tanta que em agosto de 2024, a Câmara Municipal de Salvador aprovou a proposta, feita pela vereadora Cris Correia (PSDB), para conceder ao carioca o título de Cidadão da Cidade do Salvador.
Na justificativa, foi citado o projeto do artista e o esforço de Seu Jorge em divulgar a cultura, as artes, a música, o povo e a memória ancestral da Bahia ao redor do mundo.