Cineasta baiano Roque Araújo será homenageado com exibição de filmes em Salvador
Por Redação
O cineasta baiano Roque Araújo será homenageado, na próxima quarta-feira (7), com exibição dos filmes "Recordar é Viver" (Roque Araújo) "Roque Santeiro" (Caó Cruz Alves) e o lançamento do Cordel "Com Roque na mão e uma ideia na cabeça, Glauber fez os filmes", de Franklin Maxado.
Renomado cineasta, conhecido em toda Bahia por sua paixão pelo Cinema e por seu inestimável acerto audiovisual, Roque Araújo nasceu no dia 12 de abril de 1937 no bairro da Ribeira, em Salvador, de frente para o cinema Jandaia.
Acompanhou as gravações do filme Redenção, de Roberto Pires, e permeou diversas filmografias baianas, como 'A Grande Feira' (direção Roberto Pires, 1961), 'Barravento' (direção de Glauber Rocha, 1961) e 'O Pagador de Promessas' (direção de Anselmo Duarte, 1962).
Com a participação em 'Deus e o Diabo na Terra do Sol' (direção Glauber Rocha, 1963) foi convidado por Glauber a realizar a montagem do 'Deus e o Diabo no Rio de Janeiro', ficando por 30 anos fora de Salvador.
Ao longo de sua carreira, Roque fez quase tudo no cinema, realizou trabalhos em direção de fotografia, iluminação, elétrica, motorista, ator, direção geral, dentre outros. Foi diretor do Sindicato dos Técnicos da Indústria Cinematográfica, onde regularizou a lei 6.5333 em 1974, com artistas, técnicos; definindo a função de cada profissional da área de cinema e os direitos da classe.
Serviço
Lançamento do cordel e exibição de filmes em homenagem ao cineasta Roque Araújo
Onde: Sala de Cinema Walter da Silveira (Barris)
O quê: Exibição do filme ‘Vento na Fronteira’
Quando: Quarta-feira, 07 de maio de 2025