Responsável por trazer Tom Zé de Irará morre aos 96 anos
Por Redação
A museóloga baiana Gilka Sant’Anna, tia do cantor Tom Zé, morreu nesta quinta-feira (27). Gilka foi a responsável pela mudança do compositor de sua cidade natal, Irará, no Recôncavo Baiano, para a capital baiana.
Antes de Tom Zé tornar-se um dos principais nomes do movimento tropicalista no fim da década de 1960, o compositor trabalhava na loja de presentes da família quando a tia o levou para morar em Salvador.
“Gilka chegou lá [Irará] e falou com Margarida [irmã de Tom Zé], eu tinha começado a cantar em televisão, naquela televisão da Bahia e tal e Gilka disse que eu não podia desperdiçar a vocação, a coisa por música”, contou o cantor ao BN.
Na época, Gilka já era esposa do deputado federal Fernando Sant’Anna (PCB). Com as amizades e influências da tia, Tom Zé começou a dar maiores passos na carreira musical, até conhecer Caetano e se mudar para São Paulo.
A morte da museóloga foi lamentada pela Academia de Letras da Bahia (ALB) e pela Faculdade de Arquitetura da Ufba. Gilka deixa três filhos, Márcia, Pedro e Isabella.