Empresária do Ara Ketu concorre ao Prêmio Claudia 2009
Por Josemar Arlego

A produtora, empresária e historiadora baiana Vera Lacerda, Presidente do Ara Ketu, é uma das três finalistas, na área de Cultura, do Prêmio Claudia 2009. Há 14 anos, a premiação reconhece o trabalho de profissionais que se destacam em diversas áreas no Brasil. São cinco categorias concorrendo: Ciências, Negócios, Políticas Públicas, Trabalho Social e Cultura. Vera Lacerda concorre com a cenógrafa e cineasta Daniela Thomas, além da atriz Nicette Bruno.
Em 1980, Vera Lacerda criou o bloco afro Ara Ketu e transformou a vida dos moradores do subúrbio ferroviário de Periperi, em Salvador, Bahia. É que o Ara Ketu passou a oferecer oportunidade de trabalho para jovens do bairro e já descobriu diversos talentos. Não satisfeita, em 1987, Vera Lacerda fundou o Instituto Educativo e Cultural Ara Ketu, também em Periperi, com cursos profissionalizantes e aulas de esporte para 150 crianças e adolescentes.
Na história da música baiana, Vera Lacerda foi a primeira e até hoje única mulher a ser presidente de um bloco carnavalesco em Salvador. Ela também é a primeira presidente de um conselho diretor da APA – Associação dos Produtores de Axé, instituição criada há 10 anos e com sede na capital baiana. Os vencedores do Prêmio Claudia 2009 só serão conhecidos no mês de outubro, mas a votação na internet vai até 10 de setembro no endereço. Para votar, clique aqui.
