'Ronaldinho Japonês', Wenrry Kawai retorna ao Sub-17 do Vitória em goleada contra o Atlântico
O jovem japonês Wenrry Kawai, apelidado de "Ronaldinho Japonês", reestreou pelo Vitória Sub-17 na goleada de 7 a 0 sobre o Atlântico pelo Campeonato Baiano, no último sábado (20). Com passagem pelas categorias de base do Real Madrid, Wenrry vinha se recuperando de uma lesão lombar que o afastou dos gramados por cerca de dois meses.
Contratado pelo Rubro-Negro em 2025, após passagem pelo Palmeiras, ele havia sido relacionado pela primeira vez contra o Estrela de Março, em 13 de setembro, na derrota por 2 a 1, mas voltou na última rodada.
“Voltar a jogar depois desse período parado é uma sensação incrível. Estava com muita vontade de estar novamente dentro de campo com meus companheiros e ajudar a equipe. Foi um momento de aprendizado para mim, em que precisei ter paciência e disciplina para me recuperar bem. Agora quero aproveitar cada oportunidade, mostrar meu futebol e seguir me desenvolvendo aqui pelo Vitória”, disse Wenrry.
Filho de pai brasileiro e mãe japonesa, Wenrry começou a jogar futebol ainda muito pequeno no Japão. Aos 9 anos, participou de uma avaliação da base do Real Madrid no Japão e foi aprovado para a categoria Sub-12, conciliando os treinos com o clube local Serei. Durante esse período, Zico chegou a observar o jovem jogador e sugeriu que ele se mudasse para o Brasil para aprimorar seu futebol e alguns fundamentos que, segundo o ídolo, faltavam aos jogadores japoneses.
Depois de deixar o Real Madrid por conta da longa distância até os treinos, Wenrry seguiu sua formação no Japão até que, aos 13 anos, ouviu o conselho de Zico e, com o apoio de um empresário, decidiu se mudar para o Brasil para buscar a carreira profissional. Entre 13 e 16 anos, passou pelas categorias de base do Palmeiras e do Santos, antes de chegar ao Vitória na atual temporada.
O próximo compromisso do Vitória pelo Sub-17 será nesta quarta-feira (24), às 13h30, contra o Redenção, pelo Campeonato Baiano. A expectativa é que Wenrry siga ganhando minutos pela equipe antes de retornar ao Sub-20, categoria pela qual vinha atuando antes da lesão.