João Burse elogia reforços do Vitória e ressalta busca por mais um lateral-direito
O técnico João Burse concedeu, nesta terça-feira (13), sua primeira entrevista coletiva desde o início da pré-temporada do Vitória. O profissional elogiou os reforços contratados pelo Leão - são nove até agora - e ressaltou a busca por mais um lateral-direito.
"Estamos abertos a novas contratações. Ressaltar o esforço enorme que nosso presidente e nossa diretoria fizeram para trazer esses atletas que talvez viriam no segundo semestre. Adiantamos alguns porque sabemos da importância dos campeonatos. Não é novidade que ainda buscamos um lateral-direito. Tínhamos bem-encaminhada a situação do Maílton, que foi meu atleta no Palmeiras. Fui até eu quem trouxe ele para a lateral-direita. Infelizmente, uma situação do Metalist acabou inviabilizando. Continuamos no mercado, apesar de estarmos felizes com o pessoal que chegou. Railan tem feito bons treinos, mas seguimos a busca por mais um lateral, e estaremos sempre abertos para situações que achamos interessantes", explicou.
O Vitória acertou com Railan em outubro (confira aqui). O jovem tem 22 anos e foi revelado pelo Jacuipense.
Além disso, Burse destacou também a oportunidade de ter mais tempo para preparar o time. O Vitória estreia no dia 5 de janeiro na pré-Copa do Nordeste, contra o Cordino, e ao todo terá 38 dias de pré-temporada.
"Estamos felizes de dar sequência, de montar novamente uma equipe. Com uma base, isso é importante, com atletas de alto nível chegando. Estou muito feliz com essas três semanas, com tudo o que estamos observando e evoluindo no dia a dia. (...) Todo treinador quer tempo. Todo tempo que tivermos para trabalhar vamos estar felizes. Ganhamos condicionamento, entrosamento, em estilo de jogo. O elenco está bem eclético. Tem atletas que fazem funções diferentes, buscamos isso", comentou.
No próximo sábado (17), o profissional do Vitória fará um amistoso contra o time sub-20. Ao todo, serão três amistosos preparatórios para o início dos jogos em 2023. O segundo, de acordo com Burse, será no dia 23 de dezembro, contra Itabuna ou Atlético de Alagoinhas, e o terceiro acontecerá em 30 de dezembro, contra uma equipe ainda a ser definida.
"João Burse gosta de duas semanas sem amistosos. Na terceira semana entramos com o primeiro amistoso, que vai acontecer contra o sub-20, no sábado, na quarta semana mais um amistoso e depois terminamos com outro amistoso na última semana, no dia 30. Liberamos 31 e primeiro e já estaremos prontos para o jogo. Tínhamos confirmado contra o Confiança, mas por inviabilidade de agenda não deu. Estamos para fechar com Itabuna ou Atlético-BA no outro sábado, dia 24", contou o técnico.
Ele não adiantou o time que entrará em campo contra o Cordino, em virtude de novos reforços que ainda devem chegar ao Leão, mas disse que jogará com uma linha de quatro na defesa.
"Temos nossas preferências, mas com atletas novos chegando, eu sempre falo para eles: eles que vão se escalar. Dentro dos trabalhos diários, abertos, sejam coletivos ou amistosos. Nesses desafios, colocamos o time em campo e quem se sobressair melhor vai começar (...) Priorizaremos a linha de quatro normal, a não ser em uma situação atípica. Não é minha característica jogar com três zagueiros", pontuou.
Além da Pré-Copa do Nordeste, o Vitória disputará, em 2023, a Copa do Brasil, a Série B do Campeonato Brasileiro e o Campeonato Baiano. Caso passe pelo Cordino, o Leão enfrentará o vencedor do confronto entre Jacuipense e Altos-PI.
