Filipe Luís admite atuação abaixo do Flamengo e critica gramado do Barradão: "Campo em péssimas condições"
Por Redação
O Flamengo garantiu três pontos importantes na noite desta terça-feira (10) ao bater o Vitória no Barradão, mas o placar positivo não mascarou as dificuldades encontradas em Salvador. Em análise pós-jogo, o técnico Filipe Luís reconheceu que a performance rubro-negra ficou aquém do potencial esperado, apontando fatores externos e táticos para explicar a instabilidade da equipe durante os 90 minutos.
Um dos principais alvos da análise do treinador foi a condição do gramado, que, segundo ele, comprometeu a fluidez do jogo da equipe carioca e facilitou a estratégia de pressão dos mandantes.
Para Filipe Luís, a incapacidade do Flamengo em controlar as ações da partida passou diretamente pelo estado do campo. O treinador destacou que, ao contrário da vitória recente sobre o Sampaio Corrêa no Maracanã, o time teve dificuldades em exercer seu 'refino' técnico.
"A gente treina todos os setores juntos, mas temos os treinos separados onde passamos todo o conteúdo, nossa evolução é coletiva. Nosso refino no jogo do Maracanã (Sampaio Corrêa) foi melhor, mas a maioria não estava hoje. Como falei, o gramado hoje não estava nas melhores condições, o adversário nos pressionou e ficou difícil de sair, e aí não conseguimos sair, o que nos empurrou para nossa área. Fomos bem no primeiro tempo, mas tomamos o gol no nosso melhor momento no segundo tempo", explicou o comandante.
O técnico relembrou que a dificuldade enfrentada no Barradão não é novidade. Traçando um paralelo com o confronto da temporada anterior, Filipe Luís observou que a equipe sofreu para sair do campo de defesa, precisando de ajustes cirúrgicos para encontrar o caminho do gol decisivo.
A atuação de Everton Cebolinha foi citada como o ponto de virada para explorar o "ataque ao espaço" que a partida exigia.
"Saio daqui hoje com uma sensação parecida com a do ano passado (Flamengo também venceu por 2 a 1 no Barradão). Uma vitória difícil. Nossa equipe perdeu muitas bolas, não conseguimos sair do nosso campo. O jogo claramente estava pedindo profundidade, tanto que o segundo gol, do Cebolinha, veio em um ataque ao espaço. Tínhamos poucos jogadores com essas características no primeiro tempo e, no segundo tempo, com o resultado, esperava que com algumas correções melhorasse. E melhorou. Tomamos o gol no nosso melhor momento do jogo, dominando e controlando as ações. Em um erro nosso, acabamos tomando um gol, ficou um jogo muito aberto", avaliou.
Com o triunfo, o Flamengo chega aos quatro pontos em nove disputados no Campeonato Brasileiro. O próximo desafio será neste domingo (15), em um confronto decisivo contra o Botafogo, no Estádio Nilton Santos. A partida, é válida pelas quartas de final do Campeonato Carioca.
