Hugo Calderano assume a vice-liderança do ranking mundial de tênis de mesa
Por Redação
O brasileiro Hugo Calderano atingiu, nesta segunda-feira (9), um marco inédito em sua carreira e para o esporte mundial: a vice-liderança do ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). Aos 29 anos, ele ultrapassou o chinês Lin Shidong e agora é o número 2 do planeta, atrás apenas de Wang Chuqin, também da China. Esta é a posição mais alta já alcançada por um atleta das Américas desde a criação da lista.
A conquista vai além do recorde pessoal. Pela primeira vez em quase 100 anos de história da ITTF, um atleta fora do tradicional eixo Ásia-Europa alcança o segundo posto mundial. O resultado isola Calderano como o único representante do continente americano a figurar no "Top 2" global.
O salto no ranking veio após Hugo conquistar o título da Copa América na última segunda-feira (2). Ao mesmo tempo, seus principais concorrentes tropeçaram na Copa Europeia: o francês Félix Lebrun caiu nas semifinais e o sueco Truls Möregårdh foi eliminado logo na estreia.
Na temporada atual, Hugo anunciou sua transferência para o clube alemão FC Saarbrücken-TT, atual campeão da Liga dos Campeões da modalidade. Ele já havia entrado no top 3 pela primeira vez em janeiro de 2022, se colocando como principal desafiante ao domínio chinês. Desde então, consolidou-se entre os melhores, com destaque para o 4º lugar nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, onde perdeu a semifinal para Möregårdh e a disputa do bronze para Félix Lebrun.
A nova posição, no entanto, traz consigo uma pressão inédita. Entre março e maio, o brasileiro terá a tarefa de defender os pontos conquistados durante o início avassalador de 2025: a Copa do Mundo, em Macau, e o vice-campeonato mundial, em Doha.
